Repository logo
 
Publication

A gestão escolar na educação alimentar dos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Raposa, Maranhão, Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Raquel
dc.contributor.authorAlmeida, Jenilce Pavão
dc.date.accessioned2018-12-03T16:43:41Z
dc.date.available2018-12-03T16:43:41Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.description.abstractA promoção de uma alimentação saudável deve ser considerada um eixo prioritário e, justamente por isso, o ambiente escolar é primeiro local onde as políticas públicas de educação alimentar e nutricional devem ser implantadas, visando proporcionar conhecimentos sobre a alimentação saudável para as crianças. Para que isso ocorra, é fundamental que a escola tenha um processo de gestão de maneira democrática, no sentido de que todo o seu corpo organizacional intensifique estudos e projetos que visem alcançar a eficácia da escola nos mais variados aspectos e a alimentação saudável é algo de suma importância. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as ações dos gestores escolares em relação à Educação Alimentar no 5º ano das escolas de ensino fundamental no município de Raposa, Maranhão, Brasil. A metodologia utilizada constou de uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo, utilizando uma estrutura qualitativa e quantitativa, tendo como sujeitos 08 gestores, 08 supervisores e 16 professores. Com relação aos gestores, os resultados apontaram que a maioria deles (62%) acharam relevante que o tema “Educação Alimentar” fosse inserido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, enquanto que 38% afirmaram não ser importante essa questão. No que se refere aos supervisores, obteve-se como resposta dos inquiridos que 75% concordaram com a importância da inserção da temática em evidência no PPP da escola, ao passo que 25% negaram essa importância. A maioria dos professores, na pesquisa, o que representa 62% dos inquiridos, afirmaram que participaram da elaboração do PPP, demonstrando que houve uma gestão democrática e participativa. Porém, obteve-se um percentual de 38% afirmando que não participaram. Ainda com referência aos professores, quando perguntado sobre o trabalho com a temática, através da inclusão do tema nos seus planos de ensino e da realização de práticas pedagógicas diversificadas, 68% disseram que assim o fazem, mas, 32% responderam de forma negativa.pt_PT
dc.description.abstractThe promotion of healthy eating should be considered as a priority and, precisely because of this, the school environment is the first place where public policies of food and nutritional education should be implemented in order to provide knowledge about healthy nutrition for children. For this to occur, it is fundamental that the school has a management process in a democratic way, in the sense that its entire organizational body intensifies studies and projects that aim at achieving school effectiveness in the most varied aspects and healthy eating is something short importance. This work aims to analyze the actions of school managers in relation to Food Education in the 5th year of elementary schools in the city of Raposa, Maranhão, Brazil. The methodology used consisted of a bibliographical research, as well as a field research, using a qualitative and quantitative structure, having as subjects 08 managers, 08 supervisors and 16 teachers. Regarding the managers, the results indicated that most of them (62%) found it relevant that the theme "Food Education" was inserted in the School's Political Educational Project (PPP), while 38% stated that this issue was not important. As far as supervisors were concerned, 75% of the respondents agreed that it was important to insert the topic in the PPP of the school, while 25% denied this importance. Most of the teachers, in the research, which represents 62% of the respondents, affirmed that they participated in the elaboration of the PPP, demonstrating that there was a democratic and participatory management. However, they obtained a percentage of 38% stating that they did not participate. Still with reference to teachers, when asked about the work with the theme, by including the theme in their teaching plans and the realization of diverse pedagogical practices, 68% said that they do, but 32% answered in a negative way.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7074
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão democráticapt_PT
dc.subjectEducação alimentarpt_PT
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_PT
dc.subjectDemocratic managementpt_PT
dc.subjectNutrition educationpt_PT
dc.subjectPolitical pedagogical projectpt_PT
dc.titleA gestão escolar na educação alimentar dos alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas do município de Raposa, Maranhão, Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Jenilce Pavão Almeida.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_Jenilce Pavão Almeida
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: