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Pessoas com afasia anómica segundo a perspectiva neoassociacionista e da neuropsicologia cognitiva: estudos de caso comparativos

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Abstract(s)

A abordagem Neoassociacionista classifica diferentes indivíduos segundo um síndrome afásico, julgando-os do mesmo modo e ignorando a individualidade deles. Por outro lado, a Neuropsicologia Cognitiva foca-se na pessoa e, só depois, na patologia associada, procurando descobrir a origem das dificuldades. Através de uma abordagem fenomenológica, foram verificadas as diferenças existentes entre 3 casos da Clínica Pedagógica de Terapia da Fala da Universidade Fernando Pessoa, com a aplicação de provas da Bateria de Provas de Avaliação de Linguagem e da Afasia em Português – PALPA-P. Esta bateria, que se baseia na Neuropsicologia Cognitiva, aborda cada caso como único, esperando de cada um deles erros e dificuldades específicas que são influenciados por factores ambientais, sociais e económicos da vida das pessoas. Deste modo, foram observadas semelhanças e diferenças nas alterações em módulos de processamento da linguagem, indicando que existem similaridades dentro do mesmo quadro afásico mas também diferenças, que variam consoante a pessoa e tudo o que ela acarreta. Nas 3 provas aplicadas, nunca os 3 casos se encontraram dentro da média ao mesmo tempo, demonstrando, mais uma vez, a sua singularidade até nas suas dificuldades. A classificação Neoclassicista limita a personalização do plano terapêutico de cada caso, levando o Terapeuta da Fala a seguir uma espécie de "receita" na sua intervenção. Dado que as pessoas estão diagnosticadas sob o mesmo síndrome afásico, esperam-se os mesmos erros e dificuldades de diferentes pacientes, o que não foi verificado neste estudo.
The Neoclassical approach classifies individuals according to a different aphasic syndrome, judging them in the same way and ignoring their individuality. On the other hand, Cognitive Neuropsychology focuses on the person and only then on the associated pathology, trying to discover the origin of the difficulties. Through a phenomenological approach, there were differences between the three cases from the Pedagogical Clinic Speech Therapy at the University Fernando Pessoa, with the application of evidence Battery of Tests for Assessment of Aphasia and Language in Portuguese - PALPA-P. This battery, which is based on Cognitive Neuropsychology, approaches each case as unique, expecting mistakes and difficulties to be influenced by environmental, social and economic factors. Thus, we observed similarities and differences on the alterations in the language processing modules, indicating that there are similarities within the same aphasic framework but also differences, which vary from person to person and all that entail. In the three tests applied, never the three cases were within the average demonstrating, once again, their singularity even in their difficulties. This Neoclassical approach limits the tailoring of the treatment plan for each case, taking the Speech Therapist to follow a kind of "recipe" in his/hers practice. Once people are diagnosed according to the same aphasic syndrome, the same mistakes and difficulties on different patients are expected, which was not observed in this study.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala

Keywords

Afasias Neurospicologia cognitiva Neoassociacionismo Reabilitação Aphasia Cognitive neuropsychology Neoclassical approach Rehabilitation

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