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Imagem no jornalismo: a fotografia como retrato definitivo da história
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barroso, Eduardo Paz | |
dc.contributor.advisor | Estrada, Rui | |
dc.contributor.author | Arruda, Nilton Marlúcio de | |
dc.date.accessioned | 2020-07-01T09:21:48Z | |
dc.date.available | 2020-07-01T09:21:48Z | |
dc.date.issued | 2020-03-06 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a responsabilidade do jornalismo na construção e na legitimação do imaginário coletivo, a partir da publicação de fotografias com potencial para se transformarem em imagens definitivas ou universais. Reconhece-se, portanto, a capacidade jornalística de promover a passagem do real para a representação da realidade, além de garantir a possibilidade singular de se relacionar com o tempo. Tal definição de contemporaneidade implica na preservação de heranças e legados históricos, tanto individual quanto coletivamente, na medida em que a fotografia de jornal contribui para que o afastamento do tempo não represente um isolamento do presente com a intenção de se permanecer nostalgicamente no passado, mas a capacidade de apreender as peculiaridades do tempo retratado nelas. Assim, propõe-se devolver ao jornalismo a sua responsabilidade de consciência social, numa profunda reflexão sobre as atuais práticas de utilização de imagens caracterizadas por inflação, repetição, similaridades e banalização. Desta forma, a investigação promove uma ampla discussão teórica sobre o valor da imagem, numa abordagem que abrange desde a Antiguidade clássica até os periódicos dos dias de hoje. A configuração e o enquadramento do trabalho consideram também a presença e o poder da imagem a partir da análise crítica de filmes e de documentários, nos quais os aspectos visuais ou ilustrativos apresentam-se muito além da mera questão da estética da violência e que, inevitavelmente, remetem à perplexidade e estranheza. Após e à luz dessa teorização sobre a imagem, a tese aprofunda-se no desafio de elaborar uma aferição de valor, do ponto de vista semiótico, ético e ontológico, a determinadas imagens selecionadas como objeto de estudo da investigação. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the responsibility in the construction and legitimation of the collective imagination, from the publication of photos with potential to transform into definitive or universal images. To reconfigure itself to a powerful journalism to promote the passage from the real to a representation of reality, besides guaranteeing a unique possibility of relating with time. Such a definition of contemporaneity implies preserving historical legends and legacies, both individually and collectively, insofar as the photography of photography contributes to the fact that the distance from time does not represent a present isolation with an intention to remain nostalgically in the past, but an ability to apprehend as peculiarities of the time portrayed in them. Thus, it is proposed to journalism its responsibility of social conscience, as a series of analyzes on the use of images characterized by inflation, repetition, similarities and trivialization. In this way, a debate promoted a great discussion on the value of the image, on an approach that covered the antiquity of today to the periodicals of the present day. The illustration and framing of the work also make the presence and the image of the critical critique of films and documentaries, in which the visual and illustrative aspects go far beyond the question of the aesthetics of violence and which, inevitably, lead to perplexity and strangeness. After and in the light of the theory about the image, a proposal is not a challenge to focus a value assessment, from the semiotic, ethical and ontological point of view, from images selected as object of research study. | pt_PT |
dc.description.abstract | Ce travail a pour objectif d’analyser la responsabilité dans la construction et la légitimation de l’imaginaire collectif, depuis la publication de photos susceptibles de se transformer en images définitives ou universelles. Se reconfigurer en un journalisme puissant pour favoriser le passage du réel à une représentation du réel, en plus de garantir une possibilité unique de relation avec le temps. Une telle définition de la contemporanéité implique de préserver les légendes et les legs historiques, à la fois individuellement et collectivement, dans la mesure où la photographie de photographie contribue au fait que la distance entre le temps et l’espace ne représente pas un isolement actuel dans l’intention de rester nostalgiquement dans le passé. une capacité à appréhender les particularités du temps dépeint en eux. Ainsi, il est proposé au journalisme d'assumer sa responsabilité de conscience sociale, sous forme d'une série d'analyses sur l'utilisation d'images caractérisées par l'inflation, la répétition, les similitudes et la banalisation. De cette manière, un débat a favorisé une grande discussion sur la valeur de l’image, sur une approche qui couvrait l’antiquité d’aujourd’hui vis-à-vis des périodiques de l’actualité. L’illustration et le cadrage de l’oeuvre font également la présence et l’image de la critique critique de films et de documentaires, dans laquelle les aspects visuels et illustratifs vont bien au-delà de la question de l’esthétique de la violence et mènent inévitablement à la perplexité et à la perplexité. étrangeté. Après et à la lumière de la théorie de l’image, une proposition n’est pas un défi de focaliser une évaluation de valeur, d’un point de vue sémiotique, éthique et ontologique, à partir d’images sélectionnées comme objet de recherche. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101665237 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/8689 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.title | Imagem no jornalismo: a fotografia como retrato definitivo da história | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Jornalismo e Estudos Mediáticos | pt_PT |
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