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A satisfação e atitudes dos docentes face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na região autónoma da Madeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Fátima
dc.contributor.authorGomes, Joana Margarida de Viveiros Quintal
dc.date.accessioned2016-12-15T10:33:16Z
dc.date.available2016-12-15T10:33:16Z
dc.date.issued2016-12-14
dc.description.abstractA ideia de escola inclusiva é uma realidade com a qual todos se confrontam nos dias de hoje. Esta ajuda a promover o desenvolvimento das pessoas com e sem necessidades educativas especiais, tendo demonstrado ser um grande benefício para todos. Este estudo tem como objetivo compreender qual a satisfação dos docentes face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, na Região Autónoma da Madeira, bem como compreender a atitude e perspetiva dos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário em relação a esta problemática. Na realização deste estudo, utilizou-se um inquérito por questionário para a recolha de dados, recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo. Os resultados desta investigação concluem que os docentes apresentam valores baixos a médios, no que se refere à sua satisfação profissional face à inclusão. Observou-se que os docentes mais novos demonstraram uma maior satisfação. Verifica-se também que os docentes do sexo masculino revelaram estar mais satisfeitos do que os do sexo feminino. Finalmente, constatou-se que os docentes com menos tempo de serviço estão mais satisfeitos do que os que possuem mais tempo de serviço. No que diz respeito às atitudes, verificamos que os professores concordaram que os docentes mais jovens, os que têm menos tempo de serviço e os do sexo feminino possuem atitudes mais favoráveis face à inclusão das crianças com NEE.pt_PT
dc.description.abstractThe idea of an all-inclusive school is a reality that people face every day. This idea helps further the development of individuals, both with and without educational special needs, and has a demonstrable benefit for all involved. This study’s goal is to understand the teaching staff’s satisfaction when facing the inclusion of children with educational special needs in the Autonomous Region of Madeira, as well as comprehending attitudes and viewpoints of pre-school and primary school teachers when dealing with this issue. For this study a questionnaire enquiry was utilized for data collection based on a quantitative methodology. This investigation’s results conclude that the teaching staff show low to average levels of professional satisfaction when faced with the inclusion of children with educational special needs. A greater satisfaction level was observed among the younger teaching staff. Male teaching staff reported higher satisfaction levels than the female teaching staff. Lastly it was observed that the teaching staff with a shorter career span showed higher satisfaction levels than those with a longer career span. Attitude wise, the study shows that the younger, female teaching staff with a shorter career span present a more favourable attitude with regard to the inclusion of children with educational special needs.pt_PT
dc.identifier.tid202210430
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5705
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectEducational special needspt_PT
dc.subjectAttitudept_PT
dc.subjectSatisfactionpt_PT
dc.titleA satisfação e atitudes dos docentes face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na região autónoma da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

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