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- O projeto escola-comunidade educativa e os espaços cooptados: os significados da participação social no governo da escolaPublication . Santos, Romeu; Coelho, FátimaCom o projeto intitulado O projeto escola-comunidade educativa e os espaços cooptados. Os significados da participação social no governo da escola, pretendeu-se interpretar indicadores sobre a mudança que sustenta o estabelecimento de novas relações comunitárias e a dialética entre a descontextualização e recontextualização das práticas sociais. Depreende-se que a cooptação é vislumbrada como uma estratégia capaz de criar vários pontos de ancoragem formativa dos alunos, permitindo a sua socialização para a interiorização dos significados da participação no self-empowerment e empowerment. O foco da mobilização é percebido como o reconhecimento de que sem a criação de vários suportes entre os agentes/atores do (des)envolvimento local estará em causa o funcionamento da comunidade. A participação partilhada em projetos comuns constitui um veículo para ampliar a formação para a cidadania, invertendo a exclusão e a sedimentação de apartheids. A participação social da comunidade e das suas entidades no governo das escolas permite valorizá-las, destacando-a como espaço onde são realizadas aprendizagens significativas, no domínio do saber-ser, saber-estar e saber-fazer. Se é na sociedade que estas aprendizagens se vão refletir, assume-se como fundamental que no espaço da Escola sejam ensaiadas num contacto direto com aquele. Sem estes ensaios as aprendizagens serão claramente artificiais.
- A satisfação e atitudes dos docentes face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na região autónoma da MadeiraPublication . Gomes, Joana Margarida de Viveiros Quintal; Coelho, FátimaA ideia de escola inclusiva é uma realidade com a qual todos se confrontam nos dias de hoje. Esta ajuda a promover o desenvolvimento das pessoas com e sem necessidades educativas especiais, tendo demonstrado ser um grande benefício para todos. Este estudo tem como objetivo compreender qual a satisfação dos docentes face à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, na Região Autónoma da Madeira, bem como compreender a atitude e perspetiva dos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário em relação a esta problemática. Na realização deste estudo, utilizou-se um inquérito por questionário para a recolha de dados, recorrendo a uma metodologia de cariz quantitativo. Os resultados desta investigação concluem que os docentes apresentam valores baixos a médios, no que se refere à sua satisfação profissional face à inclusão. Observou-se que os docentes mais novos demonstraram uma maior satisfação. Verifica-se também que os docentes do sexo masculino revelaram estar mais satisfeitos do que os do sexo feminino. Finalmente, constatou-se que os docentes com menos tempo de serviço estão mais satisfeitos do que os que possuem mais tempo de serviço. No que diz respeito às atitudes, verificamos que os professores concordaram que os docentes mais jovens, os que têm menos tempo de serviço e os do sexo feminino possuem atitudes mais favoráveis face à inclusão das crianças com NEE.
