Publication
Relação entre o desenvolvimento da linguagem e a integração sensorial em crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos
dc.contributor.advisor | Antunes, Eva Bolle | |
dc.contributor.author | Jesus, Fabiana Vieira | |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T10:59:26Z | |
dc.date.available | 2023-10-27T10:59:26Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Terapêutica da Fala | pt_PT |
dc.description.abstract | O ser humano inicialmente realiza uma comunicação não-verbal, através do choro ou do riso por exemplo. À medida que este se desenvolve ocorre também o desenvolvimento da linguagem, pelo que passa a utilizar a linguagem verbal, que recorre a uma gramática e a um conjunto de regras de utilização. O humano é o único ser vivo é o único capaz de usar a linguagem como meio de comunicação. A integração sensorial está relacionada com a capacidade de aprender, por isso envolve processos de análise, organização e integração das informações sensitivas. Está relacionada com os cinco sentidos, mas também com o sistema vestibular e propriocetivo, estes agem combinadamente de forma a complementar-se para reforçar os significados dos mesmos. O presente estudo tem como principal objetivo verificar a existência de relação entre o desenvolvimento da linguagem e integração sensorial em crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. A amostra foi constituída por 23 crianças. No que respeita ao critério de inclusão, pretendia-se que a criança tivesse o Português Europeu como língua materna, que não tivesse nenhuma patologia associada e que se encontrasse no intervalo de idades pretendido. Os dados foram recolhidos através do Questionário SENSOR-C e do Teste ALPE. Através da análise dos resultados chegou-se à conclusão que uma cotação elevada nos subtestes de avaliação do Teste ALPE aumenta a cotação final do mesmo, foi ainda possível concluir que este estudo não apresenta associações significativamente estatísticas entre o desenvolvimento da linguagem e a integração sensorial. | pt_PT |
dc.description.abstract | Humans initially perform non-verbal communication, through crying or laughter for example. As they develop there is also the development of language, as they start to use verbal language, which uses a grammar and a set of rules. The human is the only living being cable of using language as a means of communication. Sensory integration is related to the ability to learn therefore it involves process analysis, organization and integration of sensory information. It is related not only to the five senses, but also with college entrance and propriocetive system, which act in combination so as to reinforce each other’s meanings. This study aims to verify the existence of a relationship between language development and sensory integration in children between 4 and 6 years old. The sample consisted of 23 children. With regard to the inclusion criteria, the children should have the European Portuguese as their mother tongue, no associated pathology and the desired age range. Data were collected through the questionnaire SENSOR-C and ALPE Test. By analyzing the results, we concluded that a high score in the evaluation subtest ALPE test increases the final score of the same, it was still possible to conclude that this study does not show statistically significant association between language development and sensory integration. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/12279 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | [s.n.] | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Integração sensorial | pt_PT |
dc.subject | Language development | pt_PT |
dc.subject | Sensory integration | pt_PT |
dc.title | Relação entre o desenvolvimento da linguagem e a integração sensorial em crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos | pt_PT |
dc.type | bachelor thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bachelorThesis | pt_PT |