Repository logo
 
Publication

Análise Estratégica do Turismo no Amazonas: o ecoturismo e seu potencial para a diferenciação

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSalazar, Ana
dc.contributor.authorLima, Angela Neves Bulbol de
dc.date.accessioned2017-04-13T10:39:22Z
dc.date.available2017-04-13T10:39:22Z
dc.date.issued2017-01-20
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a Análise Estratégica do Turismo no Amazonas: O Ecoturismo e seu Potencial para a Diferenciação no processo de planejamento estratégico em turismo. O objetivo é analisar estrategicamente o turismo no Amazonas, fazendo uso de toda a potencialidade do ecoturismo para a diferenciação e competitividade do Estado. Em termos metodológicos, o estudo será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas, jornais, periódicos, documentos e, por fim, em sites que abordam o assunto e componentes do trade turístico local. Seus estudos caracterizam-se como descritivo-qualitativos e a abordagem terá os vieses qualitativo e quantitativo, esse último, ao lançar-se mão de dados relacionados ao turismo como instrumento de coleta de dados, aplicado a representantes do trade turístico local. Abordaremos as definições do marketing, culminando no marketing turístico, expondo dados sobre o branding - propõe-se a utilizar o ecoturismo como branding para o Amazonas; a partir daí, a pesquisa incide sobre estratégia e desenvolvimento de destinos turísticos. Por fim, analisaremos, pelo viés da estratégia, o turismo no Amazonas, bem como seu patrimônio cultural, social e gastronômico, a formulação da estratégia de marketing e branding para o turismo no Amazonas fazendo-se valer de sua arte, cultura, gastronomia e, em especial e mais maciçamente, do ecoturismo para figurarem como elementos de diferenciação competitiva. Objetiva-se, então, com esta pesquisa, colaborar para a ampliação do debate sobre o ecoturismo no Amazonas e analisar o seu potencial para a diferenciação, destacando os principais fatores que vêm influenciando nesta atuação de construção da imagem do turismo nesse estado, Como resultados esperados, prevê-se uma contribuição científica para o estudo da governança pública aplicada ao setor turístico no Brasil e para o Amazonas, de cunho acadêmico e original, além de fomentar o debate e contribuir para a formulação de políticas de governo, assim como possibilitar o estreitamento das relações entre as partes envolvidas no trade turístico local.pt_PT
dc.description.abstractThe present work has as its theme the Strategic Analysis of Tourism in Amazonas State: Ecotourism and its Potential for Differentiation in the process of strategic planning in tourism. The objective is to analyze strategically the tourism in Amazonas, making use of all the potential of ecotourism for the differentiation and competitiveness of the state. In methodological terms, the study will be developed through Bibliographic research in books, magazines, newspapers, periodicals, and, finally, in sites that approach the subject and components of the local tourist trade. Their studies are characterized as descriptive-qualitative and the approach will have qualitative and quantitative biases, being the latter tourism-related data as a collection tool of data, applied to representatives of the local tourist trade. We will tackle the definitions of marketing, culminating in tourism marketing, exposing data on branding - proposes to use ecotourism as branding to the Amazonas State; From there, the research focuses on strategy and development of tourist destinations. Finally, we will analyze, due to the strategy, tourism in Amazonas, as well as its cultural, social and gastronomic heritage, the formulation of the marketing strategy and branding for the tourism in Amazon making use of its art, culture, gastronomy and, ecotourism in order to be included as elements of competitive Differentiation. Therefore, with this research, it is intended to contribute to the broadening of the debate on ecotourism in Amazonas and analyze their potential for differentiation, highlighting the main factors that have been influencing this performance of the image of the tourism in that state. As expected, it is foreseen a contribution for the study of public governance applied to the tourist sector in Brazil and for Amazonas, of an academic and original nature, besides promoting debate and contribute to the formulation of government policies, as well as to enable closer relations between the parties involved in the local tourist trade.pt_PT
dc.description.abstractLe présent travail a comme objectif l’Analyse Stratégique du Tourisme en Amazonie: L’Ecotourisme et son potentiel différentiel dans le cadre du processus d’élaboration d’un plan stratégique concernant le tourisme. L’objectif est analyser stratégiquement le tourisme en Amazonie, en utilisant l’ensemble du potentiel de l’écotourisme qui montrera la compétitivité et le différentiel de l’État d’Amazonie. En termes méthodologiques, l’étude sera développé au moyen de la recherche bibliographiques au moyen de livres, revues, périodiques, documentations et, finalement, sur des sites web spécialisés, em plus l’utilisation de questionnaires fait pour touristes et composants du trade touristique local. Cet abordage se fera d’une façon descriptive et qualitative et possédera les fondements qualitatif et quantitatif, ce dernier, en utilisant des questionnaires comme instrument de recherche de données, appliqués aux représentants du trade touristique local. Nous aborderons les définitions du marketing culminant au marketing touristique et présentant des données sur le branding – nous nous proposons d’utiliser l’écotourisme comme branding pour l’Amazonie ; parvenu à ce point la recherche versera sur la stratégie et développement des destinations touristiques. Finalement, nous analyserons, par le biais de la stratégie, le tourisme en Amazonie, aussi bien que son patrimoine culturel, social et gastronomique, la formulation d’une stratégie de marketing et branding pour le tourisme en Amazonie en faisant valoir son art, culture, gastronomie e, spécialement et plus massivement, l’écotourisme comme élément de différentiation compétitive. Objectif de cette recherche est pouvoir collaborer à l’ampliation du débat sur l’écotourisme en Amazonie et analyser son potentiel comme alternative différencié, mettant en valeur les principaux facteurs d’influence dans la construction de l’image du tourisme de cet Etat. Comme résultats attendus, il est prévu une contribution scientifique pour l’étude de la gouvernabilité publique appliquée au secteur du tourisme au Brésil et pour l’Amazonie, de source académique et original, ainsi que promouvoir le débat et contribuer à la formulation de politiques du gouvernement et contribuer le resserrement des relations entre les principaux acteur du trade touristique local.pt_PT
dc.identifier.tid101476086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/5911
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectDiferenciaçãopt_PT
dc.subjectEcoturismopt_PT
dc.subjectAmazonaspt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.subjectDifferentiationpt_PT
dc.subjectEcotourismpt_PT
dc.subjectTourismept_PT
dc.subjectStratégiept_PT
dc.subjectDifférenciépt_PT
dc.subjectEcotourismept_PT
dc.subjectAmazoniept_PT
dc.titleAnálise Estratégica do Turismo no Amazonas: o ecoturismo e seu potencial para a diferenciaçãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Marketing, Publicidade e Relações Públicaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_Angela Lima.pdf
Size:
9.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: