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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o avanço das novas tecnologias, a Web tem potencializado o fluxo e o acesso de
imagens sobre assuntos noticiosos. Este estudo aborda o impacto da digitalização da
fotografia e sua contribuição para a cobertura de conflitos contemporâneos.
Desenvolveu-se uma análise iconográfica e de conteúdo para identificar aquilo que tem
sido possível observar na rede sobre a guerra no Iraque, usando fotos selecionadas em
páginas virtuais criadas por fotojornalistas e militares. A visualização da guerra – esta
inserida no novo contexto de distribuição de informação visual – tem sido marcada pela
constante contribuição de fotografias tiradas pelas duas unidades mencionadas. Para os
fotojornalistas, grupo com mais tradição em cobertura de conflito, a consolidação do
uso da internet na rotina de produção de notícias e o aumento mundial do acesso à rede,
criaram um meio comunicacional no qual a organização da informação visual vem
ocorrendo de forma sistemática e personalizada. Por outro lado, com a simplificação do
sistema, amplificaram-se as plataformas de visualização, bem como os produtores de
imagens. Assim, é possível encontrar na Web diferentes exemplos de fotografias sobre
assuntos relacionados com o conflito no Iraque. Com este estudo, foi possível isolar
uma amostra visual no intuito de identificar conteúdos, características estéticas e
enquadramentos informativos, daquele que tem sido o evento que marcou o processo de
digitalização de informação – novo paradigma do fotojornalismo contemporâneo.
In the advance of new technologies, the Web has become powerful the flow and the
access for press photography. This thesis approaches the digitalization impact of the
photography and its contribution for the contemporary conflict coverage. It was
developed an iconographic and content analysis to identify what has been possible to
observe about the war in Iraq inside the net. For this purpose, photos were selected from
virtual pages created by photojournalists and soldiers. The visualization of the conflict,
which is inserted in the new context of the distribution of visual information, has been
booked by the constant contribution of photography taken by the two aforementioned
groups. For the photojournalists, group traditionally well known by war coverage, the
consolidation of the internet uses for news routine and the worldwide increase in net
connections have created a communicational medium which the consequences for the
visual information organization have been appearing in a systematic and personalized
method. By the other hand, the simplification of the internet system embraced a wide
range of amateurs because of the uses facilities of nowadays platforms and it also raised
the images producers as well. Thus, it is possible to find in the Web several
photography examples of the war in Iraq. In this investigation, it was possible to isolate
them as visual sample to identify contents, aesthetic characteristics and informative
frames used to represent Iraq and its issues. In this way, this thesis reaches the
digitalization phenomenon of photography and it intends to understand the new pattern
of the modern photojournalism.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.
Keywords
Fotojornalismo Fotografia de guerra Web2.0 Photo sharing Jornalismo digital Photojournalism War photography Web2.0 Photo sharing Digital journalism
