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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo teve como principal objectivo avaliar a satisfação dos utentes
utilizadores dos Centros de Saúde (Soares dos Reis e Oliveira do Douro, Arcozelo e
Boa Nova e Barão do Corvo – Vila Nova de Gaia) – com o seu Médico de Família e a
satisfação com o seu Centro de Saúde, designadamente no que respeita às dimensões
dos cuidados que lhe são prestados, (área dos cuidados médicos, informação e apoio,
atitudes relacionais e comportamentais, organização dos serviços, continuidade e
cooperação), e às áreas específicas da satisfação: (consulta, marcação e acessibilidade,
relativa aos profissionais, condições do Centro de Saúde e serviços prestados.
Pretendeu, ainda, avaliar se existe uma relação entre a idade dos participantes e o grau
de satisfação com o seu médico de família e o seu Centro de Saúde, avaliar se existem
diferenças estatisticamente significativas entre utentes dos dois sexos quanto à
satisfação dos utentes com o seu Médico de Família e o seu Centro de Saúde e avaliar se
existem diferenças significativas entre utentes com distintos estados civis quanto à
satisfação com o Médico de Família e o Centro de Saúde. Foi avaliada uma amostra de
300 participantes, dos quais 46,3% do sexo masculino e 53,7% do sexo feminino, com
idades compreendidas entre os 16 e os 85 anos (M=49,50; DP= 14,01), que apresentam
o 12.º ano como principal grau de escolaridade obtido (n=108; 36%) sendo o estado
civil casado o da maioria (n=126; 39,4%). A qualidade da satisfação dos utentes é
determinada pelo vínculo relacional entre os profissionais de saúde (com particular
destaque para o médico de família) e o utente. Quanto mais institucional e burocrático
for o Centro de Saúde, mais afastada e desinvestida é a relação com o utente, daqui
resultando menor satisfação dos diferentes intervenientes (utentes e profissionais).
The present study aims to assess the “Centros de Saúde” (Soares dos Reis,
Oliveira do Douro, Arcozelo, Boa Nova and Barão do Corvo – Vila Nova de Gaia)
user’s satisfaction with their “Médico de Família” and the facilities, namely in what
concerns health care (medical, information and support, beahviours, services
organization, continuity and cooperation) and specific areas of satisfaction
(appointements, scheduling, accessabillity, conditions of the “Centro de Saúde” and
services provided).
It was also its goal to evaluate if there is a relation between the participant’s age
and the satisfaction level with the “Médico de Família” and their “Centro de Saúde” and
to detect if there are statistical relevance across gender as well the civil state.
The survey’s population consisted of 300 participants, 46,3% males and 53,7% females,
ages ranging from 16 to 85 years old (average=49,50; dispersion 14,01) with the
majority having the “12º ano” as the highest education level (108 participants, 36%).
The majority were married (126 participants, 39,4%).
The satisfaction quality is determined by the relational bond between the health
care professionals (highliting the “Médico de Família”) and the user.
As the “Centro de Saúde” becomes more institutional and bureaucratic there is a
negative effect in the relation with the user, thus resulting in a reduced satisfaction of all
the people involved (users and professionals).
La présente étude a eu comme principal objectif l’évaluation de la satisfaction des
usagers des Centres de Santé (-Soares dos Reis e Oliveira do Douro, Arcozelo e Boa Nova e
Barão do Corvo – Vila Nova de Gaia) de leur Médecin de Famille et de leur Centre de Santé.
Notamment à l'égard des dimensions des soins qui leurs sont prêtés (secteur de soins
médicaux, informations et aide, attitudes relationnelles et comportamental, organisation des
services, continuité et coopération) et aux secteurs spécifiques de la satisfaction : consultation,
rendez-vous et accessibilité, concernant les professionnels, conditions du Centre de Santé et
services prêtés. Il pretend encore, évaluer s’il existe une relation entre l'âge des participants et
le degré de satisfaction par raport á leur médecin de famille et leur Centre de Santé, évaluer s'il
existent des différences significatives entre les usagers des deux sexes par raport à la
satisfaction des avec leur Médecin de Famille et leur Centre de Santé et évaluer s'il existent des
différences significatives entre les usagers avec diferents états civils par raport à la satisfaction
avec le Médecin de Famille et le Centre de Santé.
Il a été évalué un échantillon de 300 participants, 46,3% du sexe masculin et 53,7% du
sexe féminin, avec des âges comprisent entre les 16 et 85 ans (M=49,50 ; DP = 14,01), qui
présentent la 12.º année comme principal degré de scolarité obtenue (n=108 ; 36%) en étant la
majorité marié (n=126 ; 39,4%).
La qualité de la satisfaction des usagers est déterminée par le lien relationnel entre les
professionnels de santé (avec la particulière proéminence du médecin de famille) et
l'usager.Plus le Centre de Santé est institutionnel et bureaucratique, plus il est éloignée de la
relation de proximité avec l'usager, en consequence le degré de satisfaction pour les differents
intervenants est plus bas (usagers et professionels).
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Trabalho Social.
