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Uma análise ética aos resultados obtidos na pesquisa de termos dentários num motor de busca online

datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Clínicapt_PT
dc.contributor.advisorBulhosa, José Frias
dc.contributor.authorOliveira, Filipe André Brás de
dc.date.accessioned2018-03-19T12:07:19Z
dc.date.available2018-03-19T12:07:19Z
dc.date.issued2017-11-07
dc.description.abstractIntrodução: As novas tecnologias (neste caso a Internet e os motores de busca online), levantam-nos questões éticas inéditas e inovadoras, que pretendemos perceber e discutir. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar, segundo uma perspetiva ética, os resultados obtidos na pesquisa de termos dentários num motor de busca online e perceber qual a necessidade de uma regulamentação da informação que é disponibilizada no Google, quando se pesquisam os termos: “cárie”, “aparelho ortodôntico”, “implante dentário” e “dente do siso”, por um cidadão comum. Materiais e Métodos: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, recorrendo a motores de busca (PubMed, B-On, Google) para a revisão teórica utilizando os termos: “ética”, “bioética”, “medicina dentária”, “saúde”, “marketing”, “publicidade”, “crise financeira”, “low-cost”. Foram, igualmente, realizadas no Google, pesquisas com as palavras: “cárie”, “aparelhos ortodônticos”, “implantes dentários”, “dente do siso”, “dentista”, “low-cost”, “saúde”, “barato”, “melhor”. Resultados: foram identificadas ações de marketing duvidosas e publicidade enganosa. Verificou-se a utilização de ferramentas de indexação de termos de pesquisa que vão contra o código deontológico dos Médicos Dentistas. Conclusão: Com este trabalho, concluímos que urge haver uma regulamentação dos motores de busca online que impeça a publicidade enganosa, bem como deve ser realizada uma triagem dos conteúdos que são de livre acesso ao público em geral (conteúdos mais específicos das áreas médicas devem ser vedados, por exemplo obrigando um Login prévio ou a utilização de um Plugin). Concluímos que devemos ter sempre presente que a Internet e a tecnologia devem ser usadas ao nosso serviço e não sermos nós a ser usados por ela.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: New technologies (in this case, the Internet and online search engines) raise new and innovative ethical issues that we want to understand and discuss. Objective: The objective of this work is to analyze, from an ethical perspective, the results obtained in the search of dental terms in an online search engine and to understand the need for a regulation of the information that is made available in Google, when searching the terms: "decay", "Orthodontic braces", "dental implant" and "wisdom tooth", by a common citizen. Materials and Methods: A bibliographic search was performed using search engines (PubMed, B-On, Google) for the theoretical review using the terms: “ethic”, “bioethic”, “dental medicine”, “health”, “marketing”, “publicity”, “financial crisis”, “low-cost”. Research was also carried out on Google with the words “decay”, "orthodontic braces", "dental implants", "wisdom tooth", "dentist", "low-cost", “health”, “cheap”, “best”. Results: Dubious marketing actions and misleading advertising were identified. It was verified the use of indexing tools of terms of search that go against the code of ethics of the Dentists. Conclusion: With this work, we conclude that there is an urgent need for regulation of online search engines to prevent misleading advertising, as well as a screening of contents that are freely available to the general public (more specific contents of the medical areas should be blocked, for example by a previous Login or using a Plugin). We conclude that we must always keep in mind that the Internet and technology must be used in our service and not be us used by it.pt_PT
dc.identifier.tid201892243
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6514
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectBioéticapt_PT
dc.subjectMedicina dentáriapt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectCáriept_PT
dc.subjectAparelhos ortodônticospt_PT
dc.subjectImplantes dentáriospt_PT
dc.subjectDente do sisopt_PT
dc.subjectDentistapt_PT
dc.subjectLow-costpt_PT
dc.subjectCustopt_PT
dc.subjectMelhorpt_PT
dc.subjectEthicpt_PT
dc.subjectBioethicpt_PT
dc.subjectDental medicinept_PT
dc.subjectHealthpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectPublicitypt_PT
dc.subjectDecaypt_PT
dc.subjectOrthodontic bracespt_PT
dc.subjectDental implantspt_PT
dc.subjectWisdom toothpt_PT
dc.subjectDentistpt_PT
dc.subjectLow-costpt_PT
dc.subjectCostpt_PT
dc.subjectBestpt_PT
dc.titleUma análise ética aos resultados obtidos na pesquisa de termos dentários num motor de busca onlinept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina Dentáriapt_PT

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