Repository logo
 
Publication

Análise transaccional, comunicação na família e insucesso escolar: um estudo de caso

dc.contributor.authorAlmeida, Alexandre Frey Pinto de
dc.date.accessioned2012-04-16T13:10:23Z
dc.date.available2012-04-16T13:10:23Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractCom base nas propostas de Eric Berne (1972), procedeu-se ao estudo do argumento (projecto de vida) dum rapaz de 11 anos ainda a frequentar o 3º ano de escolaridade, procurando-se explicar o caso segundo o paradigma da Análise Transaccional (A. T.), a técnica proposta por aquele autor. Um abandono parental a que foi sujeito desde a mais tenra idade poderá ter resultado numa desconfirmação persistente que poderia por sua vez levá-lo a adoptar com frequência comportamentos provocatórios e de fuga, numa complexa dialéctica com figuras parentais de substituição (sobretudo a avó) acentuadamente ambivalentes no seu modo de interagir com ele: um mandato do tipo “foge daí e une de novo os teus pais” (numa nova união conjugal mítica) poderia dar sentido a esta existência marcada pela negligência parental, terminando por ser transportado igualmente para a escola. O modelo da A. T. poderia então ser adequado à compreensão do insucesso escolar em casos análogos de famílias disfuncionais. Taking as a basis Eric Berne proposals (1972), a study of a script (plan of life) was undertaken, concerning a 11 year old boy who was still attending the 3rd grade, and an attempt is made toward an explanation of the case according to the paradigm of Transactional Analysis (T. A.) – the whole technique proposed by that author. A parental abandonment that he suffered since an early age may have resulted in persistent disconfirmation, which could in turn lead him to escape and adopt behaviours often provocative, in a complex dialectic with substitutive parental figures (especially Grandmother) markedly ambivalents in their interaction with him: some kind of mandate as “run away and attach your parents again” (in a new mythical conjugal union) could make sense of this existence marked by parental neglect, and could ultimately be also transported to school. The model of T. A. might then be appropriate in order to understand school failure in similar cases of dysfunctional families.por
dc.identifier.citationCadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 2 (2010) 61-72.por
dc.identifier.issn1647-3485
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2959
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Comunicação e Linguagem;Vol 02 (2010)
dc.subjectAnálise transaccionalpor
dc.subjectArgumentopor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectAbandono parentalpor
dc.subjectDesconfirmaçãopor
dc.subjectTransactional analysispor
dc.subjectArgumentpor
dc.subjectSchool failurepor
dc.subjectParental neglectpor
dc.subjectDisconfirmationpor
dc.titleAnálise transaccional, comunicação na família e insucesso escolar: um estudo de casopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage72por
oaire.citation.startPage61por
person.familyNameFrey Pinto de Almeida
person.givenNameAlexandre
person.identifier.orcid0000-0003-1248-1043
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication2850c2e3-0347-48d2-89be-7a8b0e1deee2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2850c2e3-0347-48d2-89be-7a8b0e1deee2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
61-72.pdf
Size:
146.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: