Cadernos de Comunicação e Linguagem - Vol 02, 2010
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Recent Submissions
- Alguns aspectos da comunicação em psicoterapiaPublication . Morais, RenatoPartindo da noção de comunicação em psicoterapia, o autor desenvolve ao longo do texto a noção de que a comunicação molda e se desenvolve a partir da relação terapêutica e que visa a aproximação e o contacto de ambos os membros do par relacional na tentativa de partilha de um objecto comum. São realçados os aspectos interpessoais, intrapessoais e subjectivos em ambas as dimensões da comunicação, assim como as dimensões consciente e inconsciente. As ideias elaboradas são ilustradas por vinhetas clínicas. Taking communication in psychotherapy as his starting point, the author develops along the text the notion that communication shapes and develops from the therapeutic relationship and it aims the approach and contact of both members of the relational pair, in an attempt to share a common object. Interpersonal, intrapersonal and subjective aspects are emphasized, in the main dimensions of communication, as well as the conscious and unconscious dimensions. The ideas developed are illustrated by means of clinical vignettes.
- "A capacidade de pensar no que os outros pensam" - teoria da mente na esquizofrenia: revisão da literaturaPublication . Rocha, Joana; Fernandes, Carlos; Rocha, NunoO uso da Linguagem envolve uma série de regras conversacionais que implica a capacidade de inferir sobre os estados mentais dos outros. Esta capacidade metacognitiva designa-se de Teoria da Mente (TM) e tem sido estudada mais rigorosamente nas últimas décadas. A literatura aponta que esta competência se encontra severamente perturbada na doença mental severa (e.g. Esquizofrenia), pelo que os objectivos do presente trabalho se resumem à caracterização da TM, da relação que esta estabelece com a linguagem, e como se encontra perturbada especificamente na Esquizofrenia. Parece também existir uma ligação relevante entre TM e os neurónios-espelho (Mirror Neurons) que fortalece esta discussão. Em relação à avaliação da TM, esta não é considerada uma tarefa linear, pelo que existem diferentes instrumentos para este fim, sendo que cada um incide numa competência específica de TM. Por último, dado que na Esquizofrenia existem défices ao nível da TM e no uso da linguagem, é também apontada a necessidade de incluir estas competências no desenho de programas de reabilitação psiquiátrica. The pragmatics use of language requires specific conversational rules that are related to the ability to attribute mental states to others. This meta-cognitive capacity has been largely studied in the last decades, and it is commonly defined as Theory of Mind (TM). Literature shows that TM is impaired in severe mental disorders (e.g. Schizophrenia), so the purpose of this paper is to define TM and it´s relation to language, and how it appears to be specifically impaired in Schizophrenia. It seems that there is also an important relation between TM and Mirror-Neurons, relevant to this discussion. Assessing TM has some difficulties and limitations, and there are several instruments designed to assess TM skills. As a conclusion, there are some references to the importance of cognitive remediation in these patients, because in schizophrenia we found deficits in theory of mind and language use, so these can be important targets of psychosocial treatments programs.
- Considerações sobre desenvolvimento fonológico e desvios da fala no portuguêsPublication . Martins, Gilcelia Suman; Sacaloski, Marisa; Longone, ErikaO objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho de alunos com deficiência auditiva de grau severo a profundo de classes comuns e especiais quanto à percepção e leitura de fala. Foram avaliados 30 estudantes com idades entre cinco e dezenove anos. Os alunos das classes comuns apresentaram melhor desempenho em todas as tarefas, sugerindo melhor habilidade de percepção e leitura da fala. This study aimed to characterize the performance of students with hearing loss from severe to profound degree of common and special classes on reading and speech perception. We evaluated 30 students aged between five and nineteen years. The common classes of students showed better performance in all tasks, suggesting better ability of speech perception and reading.
- Habilidade metalingüística e leitura em escolares brasileiros de 1ª a 4ª séries do ensino elementarPublication . Cunha, Vera Lúcia Orlandi; Capellini, Simone AparecidaOs objetivos deste estudo foram caracterizar e comparar o desempenho metalingüístico e de leitura de 120 escolares brasileiros de 1ª a 4ª séries, divididos em quatro grupos. Foi verificado diferença estatisticamente significante nas provas de habilidades metalingüísticas e de leitura. Os desempenhos dos escolares se tornaram superior da 1ª para a 4ª série. O desempenho foi superior nas provas silábicas se comparada as provas fonêmicas. Ocorreu prevalência do uso da rota fonológica nas séries iniciais e da rota lexical na 4ª série. The aim of this study was to characterize and to compare the metalinguistic and reading performance of 120 Brazilian students from 1st to 4th grades, divided into 4 groups. There were statistically significant differences. The performance of the students was superior for the 1st to 4th grade. There was superior performance in the syllabic tasks as compared to the phonemic ones. There is prevalence of use of the phonological route in the initial grades and the lexical route in the 4th grade.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de
- Necessidades e preocupações das famílias de crianças com alterações de linguagem em intervenção precocePublication . Gomes, Ana; Marinho, SusanaEste estudo teve como principal objectivo a identificação de necessidades e preocupações de 25 famílias de crianças, com idades compreendidas entre os 2 anos e os 5 anos e 11 meses, com alterações de linguagem, a serem apoiadas em programas de Intervenção Precoce. Os dados revelam, numa análise geral, maiores necessidades de informação: sobre o diagnóstico clínico da criança; os serviços e apoios gerais e os serviços em Terapia da fala; o desenvolvimento da linguagem na criança; como explicar a amigos, vizinhos e desconhecidos o problema do filho; como manter contacto com outras famílias na mesma situação. Numa análise mais específica, de comparação entre 7 famílias a iniciar apoio e 7 famílias em fase avançada nos serviços de IP, foi possível observar diminuição das necessidades em geral e aumento de informação após 2 a 3 anos de acompanhamento. Esta análise revelou o aparecimento de novas necessidades, associadas à entrada no 1º ciclo e à incerteza sobre o futuro destas crianças. Twenty-five families with children between 2 and 5 years 11 months with language disorders participated in this study. These families were supported by Early Intervention programs. The results were that, in general, there was lack of information concerning: the medical diagnosis of the child; the services and general support of Speech Therapy services; the development of the child`s speech; how to explain to friends, neighbours and other people the child`s problem; how to keep in touch with other families in the same situation. There has been an observation and comparison of seven families that just started support and seven other families that have been supported by the Early Intervention services for a longer period of time. The results show that after two to three years there has been a reduction of difficulties and an increase in information. This study revealed other needs, previously unknown, related to the admission to the elementary school and uncertainty about the children`s future.
- Análise transaccional, comunicação na família e insucesso escolar: um estudo de casoPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCom base nas propostas de Eric Berne (1972), procedeu-se ao estudo do argumento (projecto de vida) dum rapaz de 11 anos ainda a frequentar o 3º ano de escolaridade, procurando-se explicar o caso segundo o paradigma da Análise Transaccional (A. T.), a técnica proposta por aquele autor. Um abandono parental a que foi sujeito desde a mais tenra idade poderá ter resultado numa desconfirmação persistente que poderia por sua vez levá-lo a adoptar com frequência comportamentos provocatórios e de fuga, numa complexa dialéctica com figuras parentais de substituição (sobretudo a avó) acentuadamente ambivalentes no seu modo de interagir com ele: um mandato do tipo “foge daí e une de novo os teus pais” (numa nova união conjugal mítica) poderia dar sentido a esta existência marcada pela negligência parental, terminando por ser transportado igualmente para a escola. O modelo da A. T. poderia então ser adequado à compreensão do insucesso escolar em casos análogos de famílias disfuncionais. Taking as a basis Eric Berne proposals (1972), a study of a script (plan of life) was undertaken, concerning a 11 year old boy who was still attending the 3rd grade, and an attempt is made toward an explanation of the case according to the paradigm of Transactional Analysis (T. A.) – the whole technique proposed by that author. A parental abandonment that he suffered since an early age may have resulted in persistent disconfirmation, which could in turn lead him to escape and adopt behaviours often provocative, in a complex dialectic with substitutive parental figures (especially Grandmother) markedly ambivalents in their interaction with him: some kind of mandate as “run away and attach your parents again” (in a new mythical conjugal union) could make sense of this existence marked by parental neglect, and could ultimately be also transported to school. The model of T. A. might then be appropriate in order to understand school failure in similar cases of dysfunctional families.
- Lenguage oral y lectura emergente en alumnado con Transtorno Específico del Lenguage (TEL)Publication . Acosta Rodríguez, Víctor M.; Moreno Santana, Ana María; Axpe Caballero, María de los ÁngelesEste trabajo analiza el impacto de una intervención sobre habilidades narrativas y conciencia fonológica en sujetos con Trastorno Específico del Lenguaje (TEL) en contextos inclusivos. Para ello, se ha llevado a cabo un estudio con dos casos distribuidos en dos aulas diferentes de Educación Infantil. El programa de intervención, implementado de manera colaborativa entre logopedas y profesoras de este nivel educativo, constó de 48 sesiones, en las que se trabajó sobre las categorías básicas de la narración y de la conciencia fonológica. Los resultados indicaron un avance en la adquisición de ciertas habilidades narrativas, pero sin llegar a una eficiencia cercana a su edad cronológica; además se produjo un estancamiento en la conciencia fonológica. Las conclusiones revelan que el trabajo en grupo en el contexto del aula, puede resultar beneficioso para incrementar la narrativa en los TEL, pero que se debe recurrir conjuntamente a una intervención más individualizada para la conciencia fonológica. This article evaluates the effect of an intervention, in inclusive contexts, on the narrative and phonological awareness abilities of two subjects with Specific Language Impairment (SLI). The research has been carried out on two subjects who attend to two different preschool classrooms. Our intervention programme, which had been implemented together by speech therapists and preschool teachers, had 48 sessions and worked on narrative and phonological awareness abilities. Results showed improvement on some narrative skills but children do not reach the required level with regard to their age and besides, their phonological awareness came to a standstill. Conclusions reveal that the group work inside the classroom is positive to improve SLI narrative skills, but on the other hand, some single intervention is needed when they have to manage phonological awareness skills.
- Problemas na aprendizagem da pronúncia portuguesa entre falantes adultos de russoPublication . Head, Brian Franklin; Semënova-Head, LarissaApós uma breve panorâmica da história do ensino do português na União Soviética, o presente estudo descreve a grande mudança que se verificou na última década relativamente à presença em Portugal de imigrantes vindos da Rússia, Ucrânia e outros países do Leste Europeu, assim como algumas das consequências resultantes sobre muitos adultos vindos desses países. Especialmente digno de nota, no tocante a esta questão, é o facto de que o influxo de numerosos imigrantes adultos da Europa de Leste em Portugal, na primeira metade da última década, criou uma necessidade urgente de cursos especiais de português para estes imigrantes. O estudo põe em destaque uma área particular com a qual se confrontam todos os professores e alunos com respeito à linguagem num novo país de residência: a pronúncia. Os principais problemas na aprendizagem da pronúncia do português europeu por parte de alunos imigrantes adultos falantes nativos do russo são considerados no presente estudo segundo duas perspectivas complementares:: (1) a teoria da análise contrastiva, a qual serve de base à comparação de paradigmas e processos fonológicos em ambas as línguas, e (2) dados empíricos, derivados de observação directa de actos de fala em português, por parte de alunos representativos deste grupo, tanto em sala de aula como em situações comuns de comunicação na vida quotidiana. Duma forma geral, o estudo mostra que, enquanto que alguns problemas se podem deduzir de imediato a partir duma simples comparação entre os paradigmas fonológicos da língua materna (o russo) e da língua alvo (o português), existem outras dificuldades, típicas do discurso dos estudantes considerados, que só podem ser identificadas mediante (a) a consideração de informação mais detalhada, numa perspectiva analítica contrastiva, tal como a que diz respeito a alguns processos de variação contextual, ou (b) o exame de traços típicos de variedades sociais e geográficas da língua do país de acolhimento qual ela se apresenta na comunidade que tais alunos imigrantes adultos frequentam. Juntamente com algumas hipóteses explicativas, este estudo apresenta sugestões para uma investigação futura. Following a brief review of the history of the teaching of Portuguese in the Soviet Union, the present study describes the great change, during the past decade, of the presence in Portugal of immigrants from Russia, Ukrainia and other countries of Eastern Europe, as well as some of the consequences of the current residence of many adults from those countries. Especially relevant to the topic of this study is the fact that the influx of numerous adult immigrants from Eastern Europe into Portugal, during the first half of the past decade, created an urgent need for special courses in Portuguese for these immigrants. The study focuses on a particular area, confronted by all teachers and all learners, with regard to the language in the new country of residence: pronunciation. The principal problems in learning of the pronunciation of European Portuguese among immigrant adult learners, whose native language is Russian, are considered in the present study from two complementary perspectives: (1) the theory of contrastive analysis, which bases the prediction of problems on the comparison of phonological paradigms and processes of the respective languages, and (2) empirical data, derived from the direct observation of speech acts, in Portuguese, by representative learners, both in the class-roomnand in common situations of communication in day-to-day life. In general, the study shows that, while some of the problems are readily foreseeable through a mere comparison of corresponding phonological paradigms in the mother tongue (Russian) and the target language (Portuguese), other difficulties, typical in the speech of the type of learners under consideration, can only be identified either by (a) consideration of more detailed information from a contrastive analytical perspective, such as processes of contextual variation, or (b) examination of features of the social and geographic varieties of the target language in the environment of the adult immigrant learners. Along with some hypotheses, the study presents suggestions for future investigation.
- A unidade mínima de percepção da fala é a sílaba ou o fonema?Publication . Jakubovicz, ReginaNeste artigo é feita uma revisão das teorias de percepção mínima da fala desde suas origens. Vários estudos sobre a percepção acústica são expostos. Algumas hipóteses são colocadas e analisadas. Na discussão, faz-se uma revisão e resumo dos conceitos vistos. Na conclusão mostra-se a importância e a necessidade de que tal assunto seja estudado e pesquisado já que ele seria importante para um maior conhecimento de vários distúrbios da fala oral e escrita e seu respectivo tratamento. The author presents a review of the theories of minimal units for speech perception since their origins. Several studies on acoustic perception are exposed. Some hypotheses are put and analyzed. In the discussion, the main concepts are reviewed and summarized. In the conclusion, one shows the importance and necessity of such matter to be studied and researched, because this would be important for a better understanding of various disorders of the oral and written speech and their treatment.