Publication
A formação de professores na educação inclusiva, para atuar nas escolas da rede pública
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, Ana Paula Antunes | |
dc.contributor.author | Moreira, Zeneide Luiza Leite | |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T10:45:28Z | |
dc.date.available | 2023-08-18T10:45:28Z | |
dc.date.issued | 2022-03-09 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo pesquisar sobre os principais obstáculos e avanços existentes nas práticas de ensino em sala de aula, discutindo possibilidades de investimento na formação continua do professor/docente e os novos desafios no âmbito da Educação Inclusiva. A inclusão social é a grande barreira para a plena vivência das crianças com deficiência. Infelizmente estamos longe de ter um olhar assertivo sobre a inclusão, especialmente no que diz respeito às questões práticas e não somente às leis e conceitos. Optámos por um estudo de cunho exploratório, o qual se baseou na busca de questões referentes à inclusão social e à importância da formação dos professores neste processo. Continuar os esforços para compreendermos a conceção de professores de uma escola pública no Município de Macapá-AP, sobre o seu relevante papel no processo de formação de professores na educação inclusiva e o modo de atuar em escolas públicas. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública de Ensino Fundamental II da cidade de Macapá-AP, Brasil, no ano de 2020-2021, utilizando uma metodologia de cunho exploratório, que teve como instrumento a recolha de dados através de inquéritos por questionário semiestruturado, aplicado a 46 docentes. A escola foi selecionada por possuir um número considerável de alunos com Necessidades Educativas Especiais - NEE a frequentar o ensino regular. Conclui-se que a maioria dos inquiridos já tiveram experiência de contato com pessoas com deficiências em âmbito escolar no decorrer de sua trajetória profissional. Os docentes inquiridos nesta pesquisa, mostraram através da recolha de dados, que os mesmos são favoráveis à inclusão de alunos com NEE, nas salas comuns, mas à luz da fundamentação teórica utilizada, este estudo, aponta, no geral, para que os professores com formação na educação inclusiva e os que ainda não têm, mas que estão abertos para receber formação, sentem-se preparados para enfrentar os desafios relativos ao ensino aprendizagem e a permanência dos alunos na escola, mas acreditam que a inclusão é importantíssima e necessária para a ascensão global do desenvolvimento do aluno com NEE. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work aimed to research the main obstacles and advances in teaching practices in the classroom, discussing possibilities for investment in the continuing education of teachers and the new challenges in the scope of Inclusive Education. Social inclusion is the great barrier to the full experience of children with disabilities. Unfortunately, it is still far from the reality that inclusion actually is, especially with regard to practical issues and not just laws and concepts. We opted for an exploratory study, which was based on the search for issues related to social inclusion and the importance of teacher education in this process. Continue in search of understanding the conception of teachers of a public school in the city of Macapá-AP, about their relevant role in the process of teacher education in Inclusive Education, to act in public schools. The research was applied in a public elementary school in the city of Macapá-AP, Brazil, in the year 2020-2021, using as exploratory methodology that had as instrument of data collection the survey by semi-structured questionnaire, applied to 46 teachers. The school was selected for having a considerable number of students with Special Education Needs - SEN, included in regular education. We conclude that most of the respondents have already had contact with people with disabilities at school during their professional career. The teachers surveyed in this research were verified through data collection that they are in favor of the inclusion of students with SEN in regular classrooms, but in light of the theoretical foundation used in this study, it pointed out in general that teachers with education in Inclusive Education and those who have not yet received academic education are in progress in the area of Inclusive Education, but they do not feel fully prepared to face the challenges related to the teaching-learning and permanence of students in school, but they believe that inclusion is very important and necessary for the global development of the student with SEN. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203014162 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/11971 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Rede pública | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Teacher training | pt_PT |
dc.subject | Public network | pt_PT |
dc.title | A formação de professores na educação inclusiva, para atuar nas escolas da rede pública | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização no Domínio Cognitivo e Motor | pt_PT |