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Abstract(s)
A literatura especializada tem evidenciado o papel de níveis elevados de auto-conceito e
de Inteligência Emocional no bem-estar e ajustamento psicossocial dos indivíduos, em geral, e
no rendimento académico, em particular. Este papel assume uma maior relevância se
pensarmos, por um lado, nas exigências que as sociedades modernas colocam aos indivíduos e,
por outro lado, nas funções adstritas à Escola que para além de instruir deverá educar os seus
alunos.
Neste quadro, este estudo propôs-se avaliar a eficácia de um programa de Inteligência
Emocional ao nível do auto-conceito de alunos do 2º ciclo do Ensino Básico. Concretamente, e
a partir de um design experimental pré e pós-teste, foram observados 51 alunos, de ambos os
sexos, a frequentar o 5º e 6º ano de escolaridade. Destes, 25 foram alvo de programa “Aprender
com o Coração” e 26 integraram o grupo de controlo (sem intervenção).
O programa de inteligência emocional implementado foi concebido para, ao longo de 14
sessões, desenvolver as seguintes dimensões: Auto e Hetero-conhecimento, Percepção de
emoções, Expressão e regulação de emoções, Resolução de Conflitos, Auto-estima e automotivação.
Ambos os grupos foram avaliados quanto ao auto-conceito antes e após a
intervenção (pré e pós-teste), através da Escala de Competência Percebida para Crianças e
Pré-Adolescentes (Costa, 2007). Esta escala avalia o conceito de si próprio, numa perspectiva
multidimensional, permitindo obter pontuações para o auto-conceito geral e para os seguintes
domínios: Competência Escolar, Aceitação Social, Competência Atlética, Aparência Física,
Conduta/Comportamento, Competência à Língua Materna, Competência a Matemática e Autoestima.
Os resultados apenas evidenciaram um efeito significativo de um dos domínios
específicos do auto-conceito, designadamente o Comportamento, e que corresponde a um dos
domínios mais directamente relacionados com as competências emocionais. A ausência de
efeitos do programa ao nível do auto-conceito geral e nos restantes domínios do mesmo poderá
sugerir o carácter não imediato de mudanças no auto-conceito. No entanto, a eventual
necessidade de reformulação do programa bem como a concepção de intervenções
complementares a outros agentes educativos (e.g. professores e pais) apresentam-se igualmente
como possíveis explicações dos resultados encontrados e que terão de ser analisadas em futuros
estudos.
Specialized literature has shown the paper of high levels of Self-concept and Emotional
Intelligence on the well-being and psychosocial adjustment of individuals, in general, and in the
academic performance, in particular. This role assumes a bigger relevance if we consider, in one
hand, the demands that modern society places on individuals and, on the other hand, the
functions attached to the school that in addition to instructing should educate their students.
In this context, this study analyzed the efficacy of a program of Emotional Intelligence
in the level of Self-concept of students on the 2nd cycle of basic education. Specifically, it is an
experimental design pre and pos-test study that was observed 51 students, with both sexes, from
the 5th and 6th grade. Of these, 25 were participated in the “Learning from the Heart” program
and 26 comprised the control group (no intervention).
The emotional intelligence program was designed in 14 sessions, to develop the
following dimensions: Emotional Consciousness, Perception, Expression and Regulation of
emotions, Conflict Resolution, Self-esteem and Self-Motivation. Both groups were evaluated to
the self-concept before and after the intervention (pre and pos-test), through the Escala de
Competência para Crianças e Pré-Adolescentes (Costa, 2007). This scale evaluates the selfconcept,
in a multidimensional perspective, allowing for scores for the general auto-concept and
the following areas: Academic Competence, Social Acceptance, Athletical Ability, Physical
Appearance, Behavior, Competency to Mother Tongue, Competence to Mathematics and Selfesteem.
The results showed only one significant effect in one of the specific self-concept
domain - Behavior - which corresponds to one of the dimensions more directly related with the
emotional abilities. The ineffectiveness of the program to the level of general self-concept and
in the other dimensions may suggest the non-immediate changes in self-concept. However, the
possible necessity of revision of the program as well as the conception of complementary
interventions to other educative agents (e.g. teachers and parents) presents possible explanations
of the results that will have to be analyzed in future studies.
La littérature spécialisé à évidence le papier des nivaux élevées de l’auto concept et de
l’intelligence émotionnelle dans le bien-être et l’ajustement psychosocial des individus, en
général, et dans le produit académique, en particulier. Ce papier assume une plus grande
importance si nous pensons, par un côté, sur les exigences que les sociétés modernes arrangent
aux individus et, d’une autre façon, sur les fonctions inscrites à l’école de laquelle devra
instruire et éduquer ses élèves.
Cet étude à propos d’évaluer l’efficace d’un programme d’intelligence émotionnelle au
niveau des élèves du deuxième cycle de l’enseignement basique. Concrètement, et puis d’un
design expérimental avant et puis du teste, 51 enfants de chaque sexe, à fréquenter le 5éme et
6éme années de scolarité ont été observés. De ces 51 enfants, 25 enfants ont été but du
programme «Apprendre avec le coeur et les autres 26 enfants ont intégrés le groupe sans control
(sans intervention).
Le programme d’intelligence émotionnelle implémenté a été conçus, au long des 14
sessions, pour développer les suivants dimensions: L’auto et l’Hétéro Connaissance, la
Perception des émotions, l’Expression et la Régulation des émotions, la Résolution des conflits,
l’Auto estime et l’Auto motivation. Les deux groups on été évalués sur ce concept avant et
après l’intervention (avant et puis du teste), à travers de l’Échelle de la Compétence Perçue
pour les enfants et les adolescents (Costa, s/d). Cette échelle évalue l’auto concept, dans une
perspective multidimensionnel, en permettant avoir des ponctuations pour l’auto concept
général et pour les domaines suivants: la Compétence scolaire, l’Acceptation social, la
Compétence athlétique, l’Apparence physique, la Conduite, la Compétence de la Langue
Maternel, la Compétence de la Mathématique et l’Auto estime.
Les résultats ont évidences un effet significatif par un des domaines spécifiques de
l’auto concept, spécialement le conduite, et qui correspondre à un des domaines plus
directement rapportés avec les compétences émotionnelles. L’absence des effets du programme
au niveau de l’auto concept général et sur les restants domaines du même poudra ne suggérer
pas des changes dans l’auto concept. Pourtant, l’éventuel nécessité de reformulation du
programme, bien comme la conception d’interventions complémentaires d’autres agents
éducatifs (les professeurs et les parents) se présentent également comme les possibles
explications des résultats rencontrés et que doivent être analysés en prochaines études.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.