Repository logo
 
Publication

O novo campo de jogo: clubes, redes sociais e a transformação do jornalismo desportivo

dc.contributor.advisorPinto, Ricardo Jorge
dc.contributor.authorAlmeida, Bruno Filipe Pereira
dc.date.accessioned2025-09-11T11:19:03Z
dc.date.available2025-09-11T11:19:03Z
dc.date.issued2025
dc.descriptionProjeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Ciências da Comunicação.
dc.description.abstractO presente projeto propõe uma anÔlise crítica da transformação do jornalismo desportivo contemporâneo face à evolução das redes sociais e das novas plataformas digitais. Tomando como estudo de caso o Futebol Clube do Porto, analisa-se de que forma os clubes assumiram um papel ativo na produção e disseminação de conteúdos informativos, reconfigurando a tradicional fronteira entre a fonte e o emissor. Esta reconfigurar compromete alguns valores do jornalismo, como a imparcialidade, o contraditório e a independência, ao privilegiar narrativas institucionais estrategicamente construídas. Através de uma abordagem qualitativa, o projeto analisa prÔticas como o uso de podcasts, vlogs e redes sociais, fazendo refletir sobre os efeitos desta nova forma de comunicação na relação com os adeptos e como o papel do jornalista esportivo tem que se readaptar.por
dc.description.abstractThis project proposes a critical analysis of the transformation of contemporary sports journalism in light of the evolution of social networks and new digital platforms. Taking Futebol Clube do Porto as a case study, it analyzes how clubs have taken on an active role in the production and dissemination of informative content, reconfiguring the traditional boundary between source and broadcaster. This reconfiguration compromises some values of journalism, such as impartiality, contradiction and independence, by privileging strategically constructed institutional narratives. Through a qualitative approach, the project analyzes practices such as the use of podcasts, vlogs and social networks, reflecting on the effects of this new form of communication on the relationship with fans and how the role of the sports journalist must be readapted.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/14580
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisher[s.n.]
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectJornalismo desportivo
dc.subjectClubes
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectTransformação
dc.subjectSports journalism
dc.subjectClubs
dc.subjectSocial networks
dc.subjectTransformation
dc.titleO novo campo de jogo: clubes, redes sociais e a transformação do jornalismo desportivopor
dc.title.alternativeThe new playing field: clubs, social media and the transformation of sports journalismeng
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PG_2022110188.pdf
Size:
13.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Projeto de graduação_2022110188
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: