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Ser game ou não-game, eis a questão

dc.contributor.authorVargas, Antônio
dc.contributor.authorBahia, Ana Beatriz
dc.date.accessioned2017-05-26T15:36:10Z
dc.date.available2017-05-26T15:36:10Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNo presente artigo discutimos a intencionalidade que embasa designers e desenvolvedores em suas proposições de jogos digitais. Iniciamos apresentando a noção de intencionalidade artística (fundamentada em Heidegger) que, por definição, nega e afirma a tradição (Gadamer) da Arte. Em seguida, estendemos a discussão ao ser-game, apresentando definições de jogo digital (Salen e Zimmerman; Juul; Aarseth e Calleja) e defendendo a importância de um jogo digital ser pensado em sua dimensão game e não-game, a fim de promover a atualização e consolidação desta jovem tradição. Fundamentamos nossa argumentação a partir de debates históricos – como jogos indie vs. mainstream (Ferreira; Jahn-Sudmann; Flanagan) e o Scratchware Manifesto –, estabelecendo conexão entre Jogos Digitais e Arte.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper we debate the intentionality of designers and developers in their videogames propositions. We start by presenting the concept of artistic intentionality (based on Heidegger), which, by definition, includes the affirmation and negation of the tradition of Art (Gadamer). Then, we extend the discussion to the being-game, presenting definitions of what is videogame (Salen and Zimmerman; Juul; Aarseth and Calleja) and argue that videogames must be designed as a game and a non-game simultaneously, because this is necessary to renew and consolidate this young tradition. That discussion is based on historical debates – as about indie vs. mainstream games (Ferreira; Jahn- -Sudmann; Flanagan) and the Scratchware Manifesto – making a connection between Videogames and Art.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 8 (2017) 29-40pt_PT
dc.identifier.issn1646-4435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6006
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapt_PT
dc.relation.ispartofseriesCibertextualidades;8
dc.subjectIndie gamept_PT
dc.subjectNão-gamept_PT
dc.subjectJogo digitalpt_PT
dc.subjectIntencionalidade artísticapt_PT
dc.subjectHeideggerpt_PT
dc.subjectNon-gamept_PT
dc.subjectVideogamept_PT
dc.subjectArtistic Intentionalitypt_PT
dc.titleSer game ou não-game, eis a questãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage40pt_PT
oaire.citation.startPage29pt_PT
person.familyNameBahia
person.givenNameAna Beatriz
person.identifier.orcid0000-0001-7507-8687
person.identifier.ridB-7136-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationd7c51eab-6ae5-4343-a877-bb4dc4e05db3
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