Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo procurou averiguar a influência do meio socioeconómico nas
escolhas dos sujeitos. A pesquisa foi realizada na cidade de Santa Maria/Rio Grande do
Sul/Brasil, com estudantes que frequentam dois tipos de cursos pré-vestibulares, um
particular e outro popular. A amostra ficou composta por adolescentes e adultos jovens,
uma vez que não restringimos a idade dos participantes. Para colectarmos as
informações necessárias aplicámos um questionário, elaborado pela pesquisadora, o
qual forneceu informações a respeito da situação financeira, da escolaridade, dos
projectos e realizações e, ainda, sobre o processo de escolha dos indivíduos. Os
participantes foram divididos em dois grupos distintos, de um lado estava o G1, o qual
representou os indivíduos pertencentes à classe popular, e de outro estava o G2
composto por indivíduos oriundos de classe abastada. Após definirmos e
caracterizarmos os diferentes grupos analisamos o quanto as diferentes situações
socioeconómicas influenciam nas escolhas dos sujeitos. Em seguida à colecta de dados,
passamos à análise quantitativa, descritiva e multivariada das variáveis fornecidas pelo
instrumento. Os testes utilizados para fazer a análise multivariada foram Qui-Quadrado,
Spearman e Pearson, para todos foi adoptado o índice de significância <,05. Os dados,
primeiramente, foram apresentados de forma descritiva e em seguida realizamos uma
análise multivariada, uma vez que procuramos averiguar quais variáveis possuíam
maior influência no processo de escolha. Os indivíduos oriundos de classe popular, em
função das restrições económicas, precisavam trabalhar e estudar, pois as actividades
dos pais não eram suficientes para cobrir todas as despesas familiares, e com isso
tiveram suas escolhas restritas às vagas oferecidas à noite, nas instituições públicas de
ensino superior. Os indivíduos pertencentes à classe abastada, em função do status
profissional, já conquistado pelos pais, tiveram suas escolhas norteadas pelo mercado de
trabalho.
Entendemos que ao delatarmos esta realidade, estamos contribuindo para que a
sociedade em geral reflicta sobre as barreiras existentes, para que possam transcendêlas,
pois ignorá-las não significa que elas não existam.
In this study, an attempt was made to find out how the economic background influenced
the educational choices of pre-university students. The research was conducted in Santa
Maria, Rio Grande do Sul State, Brazil. It involved students attending two types of “prevestibular”
courses: one private and other public. The sample was made up of teenagers
and young adults. In order to collect the necessary data the researcher prepared a
questionnaire. It was used to provide information regarding the financial situation,
projects and achievements, as well as the individual process of choice. Participants were
split in two separate groups. On the one hand G1, which represented individuals
belonging to the popular classes, and on the other hand G2 composed of individuals
from the privileged classes. After characterizing and defining the groups, an analysis
was made of how the different socioeconomic situations influenced the choice of
subjects. After collecting the data, we went on with the quantitative analysis – both
descriptive and multivariate variables provided by the instrument. The tests used for the
multivariate analysis were Chi-square, Spearman and Pearson. It was adopted for the
significance index <, 05. First, the data were presented on a descriptive basis and then
as a multivariate analysis, trying to ascertain which variables have more influence on
the process of choice. Individuals from popular classes, due to economic restrictions,
needed to work at the same time as they attended courses, because the parents could not
cover the expenses and, in that manner, their choices were restricted to courses offered
in the evening, in public institutions. Individuals belonging to the wealthy classes were
guided by the labor market.
We believe that by presenting this situation, we are contributing to a greater awareness
of the existing barriers so that they can be overcome.
Cette étude visait à étudier l’influence de la situation socio-économique sur les choix
des sujets. Cette recherche a été faite avec des étudiants inscrits dans deux types de
cours « pré-vestibulares » (un privé et l’autre public) à Santa Maria, une ville de l’état
de Rio Grande do Sul (Brésil). L’échantillon était composé d’adolescents et de jeunes
adultes. Pour la collection des données on appliqua un questionnaire préparé par le
chercheur et qui a fourni des informations concernant la situation financière de la
scolarisation, les projets et réalisations, ainsi que le processus de choix individuel. Les
participants ont été divisés en deux groupes : d’une part, le G!, qui représentait des
individus appartenant aux classes populaires, et, de l’autre, le G2 composé d’individus
des classes riches. Après avoir caractérisé et défini les différents groupes d’analyse, on
a vu comment les situations socio-économiques marquent le choix des sujets. La
collecte des données faite, on a passé à l’analyse quantitative – descriptive et multivariée
des variables de l’instrument. Les tests utilisés pour cette analyse ont été Khi
carré, Spearman et Pearson, qui a été adopté pour l’ensemble de l’indice de signification
<, 05. Les données ont été présentées de façon descriptive, puis nous avons fait une
analyse multi-variée afin de déterminer les variables qui ont le plus influencé les choix
effectués. Les répondants issus des classes populaires, à cause de leur situation
économique et du besoin de travailler, étaient restreints aux postes disponibles en soirée
dans des établissements d’enseignement public. Ceux qui appartenaient aux classes
riches ont été guidés par le marché du travail.
En dénonçant cette réalité, nous espérons avoir contribué à une meilleure connaissance
de ce problème.
Description
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Social e das Organizações.