Publication
Evolução de competências em crianças com dificuldades de aprendizagem: estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, Ana | |
dc.contributor.author | Pinto, Nuno Ricardo Epifânio | |
dc.date.accessioned | 2017-05-05T16:10:21Z | |
dc.date.available | 2018-11-22T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2016-11-22 | |
dc.description.abstract | A falta de consenso no seio da comunidade científica no que consta não somente a uma definição singular de dificuldades de aprendizagem, mas também em relação aos critérios de diagnóstico, etiologia, nosologia, modelos de avaliação, procedimentos de intervenção e até mesmo políticas educativas, tem potenciado uma forte controvérsia numa área ainda recente que no entanto tem experimentado grande crescimento e evolução no espetro das necessidades educativas especiais. Mais precisamente, é de facto inegável que a condição de dificuldades de aprendizagem específicas é hoje amplamente reconhecida como um problema que origina sérias dificuldades de adaptação à escola, com repercussões ao longo de todo ciclo vital, manifestando-se inclusivamente em diferentes contextos da vida diária, pelo que muitos dos alunos que apresentam insucesso escolar não conseguem alcançar os objetivos estabelecidos pelo sistema educativo. Assim, uma grande parte destes alunos poderá experienciar insucessos sucessivos, percebendo-se deste modo a importância fulcral de que estes sejam identificados o mais precocemente possível, através de observações e avaliações especializadas que levem a intervenções específicas e que envolvam não apenas a escola mas também a família e a comunidade. Este trabalho deve ser então realizado numa perspetiva multidisciplinar e nos diferentes contextos de interação da criança. Como tal, esta avaliação deve permitir conhecer a criança, a família, o contexto social onde esta interage e basear-se na determinação das áreas fortes e necessidades da criança, potenciando desse modo a implementação de intervenções adequadas que se baseiem nas potencialidades para mitigar ou suprimir as áreas frágeis. Por tudo isto, percebe-se assim que os alunos com dificuldades de aprendizagem constituem efetivamente um dos grandes desafios que se colocam à escola, aos professores, aos psicólogos e a todos os profissionais que atuam na área da educação. Desta forma, o presente trabalho assenta, primeiramente, numa abordagem teórico-concetual sobre as dificuldades de aprendizagem, através da qual percorremos não apenas as principais definições que nos permitem obter um conhecimento mais amplo acerca deste fenómeno, mas exploramos também a classificação das DA com ênfase nos critérios de diagnóstico presentes no DSM-5, assim como destacamos a tipologia que a problemática encerra. Optamos igualmente por incluir na nossa revisão da literatura uma abordagem às caraterísticas gerais das crianças com DAE, estabelecendo uma relação de proximidade com a comorbilidade que podemos associar a esta perturbação. Concluímos o primeiro capítulo aludindo ao estado da arte em que se encontra a avaliação, diagnóstico e intervenção na área das DA. Seguidamente, apresentamos a componente empírica deste trabalho, de caráter qualitativo, com as caraterísticas específicas do estudo de caso. Assim sendo, esta investigação baseou-se num estudo com três participantes e teve objetivo principal analisar a existência de aspetos convergentes e divergentes na evolução de competências atencionais, comportamentais, emocionais e de aprendizagem, de três crianças. Os resultados obtidos apontam no sentido de uma melhoria ao nível das competências atencionais, emocionais, comportamentais e de aprendizagem, essencialmente no que consta à leitura e escrita, por parte dos três participantes. | pt_PT |
dc.description.abstract | The lack of consensus within the scientific community in a singular definition of learning disabilities, but also in relation to diagnostic criteria, etiology, nosology, models, procedures and even educational policies, has powered a strong controversy in an area that is still experiencing great growth and evolution, in the spectrum of special educational needs. More precisely, it is undeniable that the condition of specific learning difficulties is now widely recognized as a problem that gives rise to serious difficulties in adapting to the school, with repercussions throughout life cycle, manifesting itself in different contexts of daily life, by which many of the students who present educational failure fail to achieve the goals set by the education system. Due to, a large part of students who will experience successive failures, scientific community realized the main importance to identify these population as early as possible, through observations and specialized assessments that lead to specific interventions, involving not only the school but also the family and the community. This work must be carried out in a multidisciplinary perspective and in the different interaction contexts of the child. As such, this assessment should make it possible to meet the child, the family, the social context where it interacts and be based on the determination of the strong areas and needs of the child, thereby boosting the implementation of appropriate interventions that are based on the potential to mitigate or suppress the fragile areas. For all this, students with learning difficulties are effectively one of the greatest challenges that the school, the teachers, the psychologists and all professionals who work in the educational area, are facing nowadays. Thus, the present work is based, at first sight, on a theoretical conceptual approach about learning disabilities, through which we have come not only the main settings that allow us to obtain a broader knowledge about this phenomenon, but also explored the classification with emphasis on diagnostic criteria present in the DSM-5, as well as the types that the problem rests. We decided also to include in our literature review an approach to general characteristics of children with DAE, establishing a close relationship with the commorbility that we can associate with this disruption. We have concluded the first chapter alluding to the state of the art in the assessment, diagnosis and intervention in the area. Then, we present the empirical component of this qualitative study, with the specific features of the case study. Therefore, this investigation was based on a study with three participants and it’s main objective is to analyze the existence of convergent and divergent aspects in the evolution of atencional, behavioral, emotional and learning skills in three children. This study’s results show an improvement at the level of atencional, emotional and behavioral skills and learning disabilities, essentially in the reading and writing by the three participants. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/5951 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Learning | pt_PT |
dc.subject | Learning disabilities | pt_PT |
dc.subject | Special educational needs | pt_PT |
dc.subject | Assessment | pt_PT |
dc.subject | Intervention | pt_PT |
dc.title | Evolução de competências em crianças com dificuldades de aprendizagem: estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia, ramo de Psicologia Clínica e da Saúde | pt_PT |