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Advisor(s)
Abstract(s)
O papel do Farmacêutico evoluiu de modo considerável ao longo das últimas
décadas, passando de uma prática focada no medicamento para a de uma relação com o
doente que abrange, entre outros aspetos, a monitorização da medicação. É sabido que a
maioria dos doentes, particularmente, os crónicos, idosos, deficientes e polimedicados,
apresentam baixos níveis de adesão ou de cumprimento do tratamento. A profissão
farmacêutica aceitou a responsabilidade de proporcionar a informação, a educação, o
aconselhamento e a orientação do doente no contexto da assistência farmacêutica, para
motivar e melhorar a adesão do doente à terapêutica, reduzir os problemas relacionados
com medicamentos e, desse modo, prestar uma melhor qualidade na prestação dos
cuidados de saúde.
Nesta dissertação pretende-se, através de uma revisão bibliográfica, relacionar as
competências da comunicação clínica do Farmacêutico com a intervenção farmacêutica
no seguimento do tratamento farmacológico do doente, através da realização da
entrevista clínica, conducente à melhoria da saúde dos doentes. Neste trabalho
relacionam-se as competências de comunicação com a intervenção farmacêutica, uma
vez que a comunicação é um elemento chave na prestação de cuidados de saúde.
A comunicação com o doente em Farmácia Clínica é uma área a desenvolver e a
expandir na prestação de cuidados farmacêuticos, centrando no doente toda a
intervenção que possa repercutir-se no seu benefício clínico. O desenvolvimento deste
conhecimento no ensino deve ser objeto de implementação na carreira universitária,
considerando a sua repercussão no desempenho profissional do Farmacêutico e na
melhoria dos cuidados de saúde prestados em Portugal. Community pharmacist’s work has evolved greatly over the last decades, moving
from a practice essentially based on preparing and dispensing medicines to patients
towards to a clinically based relationship, which compromises monitoring of patient’s
conditions and concomitant medication use. It is known that most patients, particularly
those with chronic illnesses, elderly and deficient people or with multiple medications
have low levels of adherence to the therapy. The pharmacy profession has accepted the
responsibility for providing patient information, education and counselling in the
context of pharmaceutical care to improve adherence to therapy and minimize drug
related problems.
This dissertation is intended, through a literature review, to relate the skills of
clinical communication of the pharmacist with a pharmaceutical intervention to follow
up the pharmacologic effects by conducting clinical interviews, leading to improved
health-related outcomes of the patients. Communication skills have a relationship with
the pharmaceutical intervention, considering it as a key element in the delivery of health
care.
Patient communication in Pharmacy is a developing area to be considered and
expanding in health care, concentrating on the patient the intervention to maximize the
clinical benefit. The development of this knowledge in the educational institution must
be implemented, considering its impact in the professional performance of the
Pharmacist and in the health care benefits in Portugal.
Description
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
Keywords
Comunicação clínica Cuidados farmacêuticos Entrevista clínica Problemas relacionados com medicamentos Cuidados de saúde Clinical communication Pharmaceutical care Clinical interview Drug related problems Clinical care