Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação com o doente em farmácia clínica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PPG_22386.pdf497.88 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O papel do Farmacêutico evoluiu de modo considerável ao longo das últimas décadas, passando de uma prática focada no medicamento para a de uma relação com o doente que abrange, entre outros aspetos, a monitorização da medicação. É sabido que a maioria dos doentes, particularmente, os crónicos, idosos, deficientes e polimedicados, apresentam baixos níveis de adesão ou de cumprimento do tratamento. A profissão farmacêutica aceitou a responsabilidade de proporcionar a informação, a educação, o aconselhamento e a orientação do doente no contexto da assistência farmacêutica, para motivar e melhorar a adesão do doente à terapêutica, reduzir os problemas relacionados com medicamentos e, desse modo, prestar uma melhor qualidade na prestação dos cuidados de saúde. Nesta dissertação pretende-se, através de uma revisão bibliográfica, relacionar as competências da comunicação clínica do Farmacêutico com a intervenção farmacêutica no seguimento do tratamento farmacológico do doente, através da realização da entrevista clínica, conducente à melhoria da saúde dos doentes. Neste trabalho relacionam-se as competências de comunicação com a intervenção farmacêutica, uma vez que a comunicação é um elemento chave na prestação de cuidados de saúde. A comunicação com o doente em Farmácia Clínica é uma área a desenvolver e a expandir na prestação de cuidados farmacêuticos, centrando no doente toda a intervenção que possa repercutir-se no seu benefício clínico. O desenvolvimento deste conhecimento no ensino deve ser objeto de implementação na carreira universitária, considerando a sua repercussão no desempenho profissional do Farmacêutico e na melhoria dos cuidados de saúde prestados em Portugal. Community pharmacist’s work has evolved greatly over the last decades, moving from a practice essentially based on preparing and dispensing medicines to patients towards to a clinically based relationship, which compromises monitoring of patient’s conditions and concomitant medication use. It is known that most patients, particularly those with chronic illnesses, elderly and deficient people or with multiple medications have low levels of adherence to the therapy. The pharmacy profession has accepted the responsibility for providing patient information, education and counselling in the context of pharmaceutical care to improve adherence to therapy and minimize drug related problems. This dissertation is intended, through a literature review, to relate the skills of clinical communication of the pharmacist with a pharmaceutical intervention to follow up the pharmacologic effects by conducting clinical interviews, leading to improved health-related outcomes of the patients. Communication skills have a relationship with the pharmaceutical intervention, considering it as a key element in the delivery of health care. Patient communication in Pharmacy is a developing area to be considered and expanding in health care, concentrating on the patient the intervention to maximize the clinical benefit. The development of this knowledge in the educational institution must be implemented, considering its impact in the professional performance of the Pharmacist and in the health care benefits in Portugal.

Description

Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas

Keywords

Comunicação clínica Cuidados farmacêuticos Entrevista clínica Problemas relacionados com medicamentos Cuidados de saúde Clinical communication Pharmaceutical care Clinical interview Drug related problems Clinical care

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License