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A qualidade como nova narrativa de controlo institucional

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Em Portugal, há uma nova narrativa que está a mudar a forma como as instituições públicas funcionam. Difundida internacionalmente, tal narrativa prende-se com o controlo da qualidade das leis e dos regulamentos como via para aumentar a eficiência, a produtividade e o impacto dos modelos de governação das políticas públicas e seus outcomes. O seu surgimento dá-se num contexto em que a Governança Pública, modelo sucedâneo da Nova Gestão Pública e da fragmentação institucional por si criada, implicou uma perda de protagonismo do Estado, que passa de único regulador a coordenador de redes onde múltiplas agências de regulação, nacionais e internacionais, proliferam. Sabe-se já que esta mudança do papel do Estado fez aumentar os mecanismos de politização de controlo dentro das instituições públicas. O que se pretende aqui argumentar é que esta nova narrativa do controlo da qualidade está também a ser utilizada para aumentar o controlo sobre os processos e sobre as pessoas, e não somente dos outputs/produtos, gerando mais burocracia e desvirtuando a qualidade.

Description

Keywords

Qualidade Controlo institucional Governança

Citation

Dias, Ricardo Cunha; Vidal, Diogo Guedes (2020). "A Qualidade como Nova Narrativa de Controlo Institucional". Plataforma Barómetro Social (1): 1-2. Disponível em: http://www.barometro.com.pt/2020/04/07/a-qualidade-como-nova-narrativa-de-controlo-institucional/sustentavel-em-portugal/

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Instituto de Sociologia da Universidade do Porto