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Educação especial e inclusiva: percepção da equipe de educação sobre os serviços de colaboração na educação básica no município de São João de Pirabas-PA

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Ana
dc.contributor.authorSantos, Renato Mendes dos
dc.date.accessioned2024-09-03T14:52:10Z
dc.date.available2024-09-03T14:52:10Z
dc.date.issued2024-07-12
dc.description.abstractEsta investigação tem a intencionalidade em conhecer a percepção da equipe de profissionais que atuam no atendimento inclusivo a pessoas com necessidades educativas especiais com intuito em compreender o grau dos serviços colaborativos na Educação Básica em relação à Educação Especial e Inclusiva, no que tange a oferta dos serviços especializados nas salas de recursos multifuncionais (SRMF), no centro de atendimento educacional especializados (CAEE) e as práticas pedagógicas do Ensino Regular da rede municipal de São João de Pirabas, região nordeste do Estado do Pará. E assim, fez-se seguinte indagação: qual a percepção dos docentes, dos mediadores e dos técnicos especializados em relação à Educação Especial e Inclusiva no Município de São João de Pirabas-PA quanto aos serviços colaborativos de intervenção que promovam a adequação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos Necessidades Educativas Especiais (NEEs) e às suas necessidades, no sentido de otimizar as suas potencialidades? A partir deste questionamento, aplicou-se o método de investigações empíricas, levantamentos bibliográficos, a pesquisa caracterizou-se no formato quantitativa e qualitativa com natureza explicativa e descritiva, e na coleta aplicou-se questionários abertos e entrevistas semiestruturadas. Participaram nesta investigação os docentes do Ensino Regular do meio urbano, os técnicos do CAEE, os especialistas das SRMF e os mediadores em turmas regulares. Acredita-se que um dos maiores desafios da sociedade contemporânea dentro das ações de cada esfera é conduzir a educação especial na perspectiva da inclusão com civilidade, cidadania e humanismo, e ao mesmo tempo, contribuir para a civilização, de acordo com a perspectiva evolucionista, uma vez que a sociedade encontra-se no estágio avançado da cientificidade, das capacidades intelectivas do pensar humano, das curiosidades e das descobertas, o que não deve perder de vista a importância do ser humano, protagonizador e possuidor de direitos. Nesse sentido, a Educação Especial brasileira, na perspectiva da Educação Inclusiva no século XXI, configura-se tanto pela reformulação do sistema educacional no que tange à adequação política, pedagógica e estrutural, quanto pela mudança dos paradigmas que permeiam as ações de tais políticas. Contudo, este estudo tem o objetivo de analisar a percepção dos docentes, mediadores e técnicos especializados em relação à Educação Especial e Inclusiva no município de São João de Pirabas-Pa. Os resultados apresentados demonstram que o apoio pedagógico ofertado pelo CAEE, SRMF não são suficientes, os recursos pedagógicos inclusivos são insuficientes, o apoio familiar não é efetivado totalmente, diante de inúmeros problemas expostos no que tange a abrangência do quantitativo de alunos especiais regularmente na rede municipal. Há experiências exitosas, quanto ao apoio pedagógico que se configura insuficiente, contudo os resultados expostos nesta pesquisa, não se configura com exatidão as reais causas da não efetivação do processo inclusivo, uma vez que a rede municipal demanda de locais especializados, equipe profissional especializada, acesso ao ensino regular a todas as pessoas com deficiências. E por essas razões, a pesquisa apresentará indicações sugestivas de práticas exitosas quanto às intervenções colaborativas na educação dos alunos com necessidades educativas especiais com intuito de colaborar com as ações inclusivas na educação básica do referido município.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation aims to understand the perception of the team of professionals who work in inclusive care for people with special educational needs with the aim of understanding the degree of collaborative services in Basic Education in relation to Special and Inclusive Education, with regard to the provision of specialized services in the multifunctional resource rooms (SRMF), in the specialized educational service center (CAEE) and the pedagogical practices of Regular Education in the municipal network of São João de Pirabas, northeast region of the State of Pará. And so, the following question was asked: what is the perception of teachers, mediators and specialized technicians in relation to Special and Inclusive Education in the Municipality of São João de Pirabas-PA regarding collaborative intervention services that promote the adequacy of Educational Service Specialized (AEE) for students with Special Educational Needs (SENs) and their needs, in order to optimize their potential? From this questioning, the method of empirical investigations and bibliographical surveys were applied. The research was characterized in a quantitative and qualitative format with an explanatory and descriptive nature, and in the collection open questionnaires and semi-structured interviews were applied. Regular education teachers in urban areas, CAEE technicians, SRMF specialists and mediators in regular classes participated in this investigation. It is believed that one of the greatest challenges of contemporary society within the actions of each sphere is to conduct special education from the perspective of inclusion with civility, citizenship and humanism, and at the same time, contribute to civilization, according to the evolutionary perspective, since society is at an advanced stage of scientificity, of the intellective capabilities of human thinking, of curiosities and discoveries, which should not lose sight of the importance of the human being, protagonist and possessor of rights. In this sense, Brazilian Special Education, from the perspective of Inclusive Education in the 21st century, is configured both by the reformulation of the educational system in terms of political, pedagogical and structural adequacy, and by changing the paradigms that permeate the actions of such policies. However, this study aims to analyze the perception of teachers, mediators and specialized technicians in relation to Special and Inclusive Education in the municipality of São João de Pirabas-Pa. The results presented demonstrate that the pedagogical support offered by CAEE, SRMF are not sufficient, the inclusive pedagogical resources are insufficient, family support is not fully implemented, given numerous problems exposed regarding the scope of the number of special students regularly in the network municipal. There are successful experiences regarding pedagogical support, which is insufficient, however, the results presented in this research do not accurately define the real causes of the non-effectiveness of the inclusive process, since the municipal network demands specialized locations, specialized professional staff, access to regular education for all people with disabilities. And for these reasons, the research will present suggestive indications of successful practices regarding collaborative interventions in the education of students with special educational needs with the aim of collaborating with inclusive actions in basic education in that municipality.pt_PT
dc.description.abstractCette enquête vise à comprendre la perception de l'équipe de professionnels qui travaillent dans la prise en charge inclusive des personnes ayant des besoins éducatifs spéciaux dans le but de comprendre le degré de collaboration dans l'éducation de base par rapport à l'éducation spéciale et inclusive, en ce qui concerne la fourniture de services spécialisés dans les salles de ressources multifonctionnelles (SRMF), dans le centre de services éducatifs spécialisés (CAEE) et les pratiques pédagogiques de l'enseignement régulier dans le réseau municipal de São João de Pirabas, région nord-est de l'État du Pará. Ainsi, la question suivante a été posée : quelle est la perception des enseignants, des médiateurs et des techniciens spécialisés en matière d'éducation spéciale et inclusive de la municipalité de São João de Pirabas-PA concernant les services d'intervention collaborative qui favorisent l'adéquation du service éducatif spécialisé ( AEE) pour les élèves à besoins éducatifs particuliers (SEN) et leurs besoins, afin d'optimiser leur potentiel? À partir de ce questionnement, la méthode d'investigations empiriques et d'enquêtes bibliographiques a été appliquée. La recherche a été caractérisée dans un format quantitatif et qualitatif à caractère explicatif et descriptif, et dans la collecte des questionnaires ouverts et des entretiens semi-structurés ont été appliqués. Des enseignants de l'éducation ordinaire en milieu urbain, des techniciens du CAEE, des spécialistes du SRMF et des médiateurs des classes ordinaires ont participé à cette enquête. On estime que l'un des plus grands défis de la société contemporaine, dans les actions de chaque domaine, est de mener une éducation spéciale dans une perspective d'inclusion avec civilité, citoyenneté et humanisme, et en même temps, de contribuer à la civilisation, selon la perspective évolutive. , puisque la société se trouve à un stade avancé de scientificité, de capacités intellectives de la pensée humaine, de curiosités et de découvertes, qui ne doit pas perdre de vue l'importance de l'être humain, protagoniste et détenteur de droits. En ce sens, l'éducation spéciale brésilienne, dans la perspective de l'éducation inclusive au XXIe siècle, est configurée à la fois par la reformulation du système éducatif en termes d'adéquation politique, pédagogique et structurelle, et par le changement des paradigmes qui imprègnent les actions de ces Stratégies. Cependant, cette étude vise à analyser la perception des enseignants, médiateurs et techniciens spécialisés par rapport à l'éducation spéciale et inclusive dans la municipalité de São João de Pirabas-Pa. Les résultats présentés démontrent que l'accompagnement pédagogique offert par CAEE, SRMF ne sont pas suffisants, les ressources pédagogiques inclusives sont insuffisantes, l'accompagnement familial n'est pas pleinement mis en oeuvre, compte tenu de nombreux problèmes exposés quant à l'ampleur du nombre d'élèves spéciaux régulièrement dans le réseau municipal. Il existe des expériences réussies en matière d'accompagnement pédagogique, mais insuffisant, mais les résultats présentés dans cette recherche ne définissent pas avec précision les causes réelles de la non-efficacité du processus inclusif, car le réseau municipal exige des locaux spécialisés, un personnel professionnel spécialisé, un accès à une éducation régulière pour toutes les personnes handicapées. Et pour ces raisons, la recherche présentera des indications suggestives de pratiques réussies en matière d'interventions collaboratives dans l'éducation des élèves ayant des besoins éducatifs spéciaux dans le but de collaborer avec des actions inclusives dans l'éducation de base dans cette municipalité.pt_PT
dc.identifier.tid101500904pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/13161
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPolíticas públicas inclusivaspt_PT
dc.subjectEducação especial e inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectInclusive public policiespt_PT
dc.subjectSpecial and inclusive educationpt_PT
dc.subjectSpecial educational needspt_PT
dc.subjectPolitiques publiques inclusivespt_PT
dc.subjectÉducation spéciale et inclusivept_PT
dc.subjectBesoins éducatifs spéciauxpt_PT
dc.titleEducação especial e inclusiva: percepção da equipe de educação sobre os serviços de colaboração na educação básica no município de São João de Pirabas-PApt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagempt_PT

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