Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O jornalismo económico como forma de jornalismo especializado: o perfil do Jornal de Negócios

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ana Maria Lopes da Silva.pdf4.61 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tendo em conta a pertinência desta temática que é o Jornalismo Económico e a escassez de evidências empíricas relativas ao seu papel na comunicação social, o presente estudo tem como objetivo analisar que influência tem a economia no jornalismo e o papel decisivo dos jornalistas especialistas. Dado que só há poucos anos o Jornalismo Económico se começou a evidenciar perante os meios de comunicação social e no interior das redações, sendo notório o seu crescimento até aos dias de hoje, é importante compreender de que forma este se fomentou em Portugal e, perante todos os seus desafios e vicissitudes, de que igual forma começou a atrair cada vez mais profissionais da área e o próprio público. O presente trabalho assenta, primeiramente, numa pesquisa literária que se centrou na recolha de informação acerca do surgimento e desenvolvimento do Jornalismo Económico em Portugal. Num segundo momento foi realizada uma metodologia de um estudo de caso, o perfil do Jornal de Negócios, a partir da análise quantitativa de dez jornais, no sentido de se avaliar a forma de como está organizado. Os resultados obtidos após a conclusão deste estudo, evidenciam que este género de jornal económico centra-se principalmente em temáticas de cariz económico, financeiro e político-social, com atores principais como os políticos, os empresários e os especialistas, o principal interesse para um público, também ele, cada vez mais especializado em economia.
Considering the pertinence of this issue which is the Economic Journalism and the lack of empirical evidence regarding its role in social communication, this study aims to analyse what influence the economy has in journalism and the decisive role of journalists. Given that only a few years ago economic journalism began to appear before the media and within the newsrooms, and its growth is notorious until today, it is important to understand how it was fostered in Portugal and, before all challenges and vicissitudes, in which same way began to attract more and more professionals of the area and the public itself. The present work is based, first, on a literary research that focused on the collection of information about the emergence and development of Economic Journalism in Portugal. In a second moment, a methodology of a case study, the profile of Jornal de Negócios was carried out, based on the quantitative analysis of ten newspapers, in order to evaluate the way in which it is organized. The results obtained after the conclusion of this study show that this type of economic newspaper focuses mainly on themes of an economic, financial and political-social nature, with key actors such as politicians, entrepreneurs and specialists, the main interest for a public, as well, increasingly specialized in economics.

Description

Keywords

Jornalismo Economia Generalidades Especialização Códigos deontológicos Desafios Negócios Journalism Economy General Specialization Deontological codes Challenges Business

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License