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- Contribuições do processo de criação e construção de jogos para o ensino e aprendizagem da matemáticaPublication . Silva, Jacyara Quintela Vieira; Ventura, TerezaEste trabalho visa investigar se o processo de criar e construir jogos que abordam conteúdos matemáticos, proposto aos alunos, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e, se existirem, que contribuições seriam essas. Considerando que o ensino da matemática precisa melhorar diante dos péssimos rendimentos dos alunos em avaliações nacionais e internacionais, acredita-se que esta pesquisa pode contribuir de forma relevante para que os professores que ensinam matemática, na busca pela melhora da aprendizagem de seus alunos, ao refletir sobre como ensinar esta disciplina, possam neste trabalho encontrar caminhos e/ou alternativas que os ajudem no planejamento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem como objetivos identificar aspectos inerentes ao processo de criar e construir jogos que abordem conteúdos matemáticos e a relação dos mesmos com a aprendizagem desta disciplina. A metodologia usada é a qualitativa na modalidade de estudo de caso, realizada numa sequência pedagógica intitulada “O Dia do Desafio” com a coleta de dados baseada na entrevista semiestruturada e na observação participante aplicadas a alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Sergipe-Brasil. Como resultados verificou-se a insatisfação dos alunos com a metodologia tradicional, ou seja, somente aulas expositivas e resoluções de exercícios, mas também se constataram as contribuições do processo de criar e construir jogos matemáticos para uma aprendizagem significativa do aluno em relação à disciplina matemática e também para sua formação enquanto indivíduo pertencente a uma sociedade.
- O jornalismo económico como forma de jornalismo especializado: o perfil do Jornal de NegóciosPublication . Silva, Ana Maria Lopes da; Sousa, Jorge PedroTendo em conta a pertinência desta temática que é o Jornalismo Económico e a escassez de evidências empíricas relativas ao seu papel na comunicação social, o presente estudo tem como objetivo analisar que influência tem a economia no jornalismo e o papel decisivo dos jornalistas especialistas. Dado que só há poucos anos o Jornalismo Económico se começou a evidenciar perante os meios de comunicação social e no interior das redações, sendo notório o seu crescimento até aos dias de hoje, é importante compreender de que forma este se fomentou em Portugal e, perante todos os seus desafios e vicissitudes, de que igual forma começou a atrair cada vez mais profissionais da área e o próprio público. O presente trabalho assenta, primeiramente, numa pesquisa literária que se centrou na recolha de informação acerca do surgimento e desenvolvimento do Jornalismo Económico em Portugal. Num segundo momento foi realizada uma metodologia de um estudo de caso, o perfil do Jornal de Negócios, a partir da análise quantitativa de dez jornais, no sentido de se avaliar a forma de como está organizado. Os resultados obtidos após a conclusão deste estudo, evidenciam que este género de jornal económico centra-se principalmente em temáticas de cariz económico, financeiro e político-social, com atores principais como os políticos, os empresários e os especialistas, o principal interesse para um público, também ele, cada vez mais especializado em economia.
- Programa de leitura de histórias em contexto de grupo: o contributo no desempenho linguístico infantil aos 4 e 5 anos de idadePublication . Lourenço, Isabel Maria Lopes de Sousa; Rocha, JoanaA exposição de crianças à leitura de histórias infantis contribui para o desenvolvimento das suas habilidades narrativas, constituindo um importante indicador do desempenho escolar das mesmas (Verzolla, Isotani & Perissinoto, 2012). Existem também estudos que referem evoluções nas competências de atenção, escuta, sequencialização, vocabulário, organização de ideias e leitura e escrita (Reed, 1987; Speaker, Taylor & Kamen, 2004). A presente investigação, de caráter longitudinal, teve como objetivo principal analisar o contributo que um programa de leitura de histórias em contexto de grupo pode ter no desempenho linguístico de crianças entre os 4 e os 5 anos de idade, nomeadamente nos valores de Percentagem de Consoantes Corretas, Comprimento Médio de Enunciado, Memória Auditiva, assim como inteligibilidade da fala encadeada. O estudo foi realizado no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, após parecer positivo da Comissão de Ética desta mesma instituição. A amostra foi constituída por 14 crianças com perturbação de linguagem primária, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos, distribuídos por dois grupos de estudo, um experimental e um de controlo. O grupo experimental usufruiu de intervenção de um programa de leitura de contos infantis, juntamente com sessões individuais de terapia da fala. O grupo controlo recebeu sessões de terapia da fala individual. As crianças foram avaliadas relativamente às medidas: Percentagem de Consoantes Corretas, Comprimento Médio de Enunciado, Memória Auditiva e Inteligibilidade. Os resultados sugerem melhorias da Percentagem de Consoantes Corretas e do Comprimento Médio de Enunciado, contudo não se verificou efeito da eficácia de intervenção nestas medidas. Na memória auditiva os resultados parecem indicar um efeito de intervenção significativo nas tarefas de palavras e ordens. Relativamente à avaliação de inteligibilidade, constatou-se concordância elevada entre avaliadores, contudo os resultados no grupo experimental (antes e após avaliação) mostraram-se discutíveis. A opinião dos pais em relação à intervenção em contexto de grupo foi avaliada como favorável/muito favorável.
- Plataforma digital: gestão da informação e do conhecimento. Esfera digital educacionalPublication . Araújo, Paulo; Gouveia, Luis BorgesESFERA PÚBLICA DIGITAL : A construção e implementação de uma plataforma digital para gestão da informação da Educação Especial em Betim –MG.
- Abordagem clínica da leucoplasia verrucosa proliferativaPublication . Andrade, Rita Filipa Tavares; Trancoso, PedroO cancro oral é um dos 10 cancros mais comuns no mundo, apresentando taxas de mortalidade elevadas. É na maioria das vezes diagnosticado tardiamente. Contudo sabe-se que existe um grupo de lesões, designadas, de potencialmente malignas, que têm capacidade de evoluir e progredir até cancro oral. Entre este encontra-se a leucoplasia oral, caracterizada como uma mancha ou placa branca que não pode ser identificada clínica ou patologicamente como nenhuma outra lesão branca e sem etiologia conhecida para além do tabaco (OMS, 1978). Existem vários tipos de leucoplasias, contudo há uma rara, sem etiologia conhecida e com caracter bastante agressivo, designada, leucoplasia verrucosa proliferativa. É caracterizada como uma leucoplasia de progressão lenta, com características multifocais, que se apresenta clinicamente com aspeto verrucoso e com prolongamentos exofíticos e proliferativos. Apresenta elevadas taxas de transformação maligna e de recidiva após tratamento, não havendo ainda um tratamento totalmente eficaz. Devido a sua elevada taxa de transformação maligna e a evolução para carcinoma verrucoso e carcinoma de células escamosas, é importante que seja feito um diagnóstico precoce, para que se tente travar a sua evolução, o que melhora o prognóstico e a morbilidade associada à lesão. Diminuindo, assim, também, a incidência de cancro oral, ou pelo menos a incidência de cancro oral extensivo.