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Marketing de guerrilha: uma chamada para a atenção e para a ação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGalhardo, Andreia
dc.contributor.authorPaupério, Beatriz Ferreira
dc.date.accessioned2018-09-17T17:55:12Z
dc.date.available2018-09-17T17:55:12Z
dc.date.issued2018-09-14
dc.description.abstractCada vez mais assistimos a uma sociedade globalizada, com mercados repletos de empresas, produtos e serviços idênticos, o que torna difícil para as marcas posicionar-se no mesmo. Os consumidores são mais exigentes e informados. Encontramo-nos na era da informação, a cada minuto nasce uma marca, um anúncio publicitário e ofertas, razão pela qual é necessário que as marcas pensem em novas estratégias para comunicar com os consumidores. É urgente diferenciar-se da concorrência, que cada vez é maior e feroz, é fundamental recorrer a estratégias que despertem a atenção do público. De acordo com este cenário, o marketing de guerrilha pode constituir-se como uma boa ferramenta diferenciadora e eficaz a partir da implementação de ações ousadas, impactantes, inesperadas, e que acima de tudo geram experiências ao público que assiste às mesmas. Neste contexto, este estudo incide sobre o marketing de guerrilha, entendido, enquanto prática comunicativa como uma alternativa ao marketing tradicional. Definiu-se como objetivo geral do trabalho compreender como é praticado o marketing de guerrilha no quadro de uma amostra de ações de comunicação. Fundamentada numa revisão bibliográfica e na análise de dados esta investigação assume a forma de um estudo exploratório que consiste numa abordagem quantitativa às ações de comunicação selecionadas, utilizando-se os procedimentos da análise de conteúdo. A base de dados selecionada foi a rede social Youtube e a investigação recaiu nos primeiros 30 resultados de vídeos gerados pela pesquisa da expressão “exemplos de marketing de guerrilha”. O presente estudo permitiu concluir que uma marca que utilize o marketing de guerrilha adquire um forte e positivo impacto junto do público-alvo. A partir de ações criativas e distintas é possível surpreender o consumidor. Este marketing é detentor de um espirito inovador que pode não ser dispendioso para as marcas que o praticam.pt_PT
dc.description.abstractWe are witnessing an increasingly globalised world, with markets full of identical companies, products and services, which makes it difficult for brands to position themselves. Consumers are more demanding and better informed. We are in the information era, and every minute a new brand is born, a new advertisement is released, a new products or service goes on offer, making it crucial for brands to think up fresh strategies to communicate with consumers. It is vital to gain a leading edge over the ever growing and progressively more ferocious competition, making it essential to implement strategies that grab the public’s attention. In this backdrop, guerrilla marketing can be an effective tool for a given brand to stand out from others by implementing daring, impactful and unexpected initiatives which make an impression on the public that experiences them. This study focuses on guerrilla marketing, understood as a communication strategy that is an alternative to traditional marketing. The overriding goal is to understand how guerrilla marketing is carried out from a sample of communication initiatives. Based on a bibliographical review and on data analysis, this research is an exploratory study that takes a quantitative approach to the communication initiatives selected, using content analysis procedures. The data was selected from the Youtube social network and the research focused on the first 30 results of videos generated a search for the expression “examples of guerrilla marketing”. The study led to the conclusion that brands which use guerrilla marketing obtain a strong and positive impact among the target audience. By implementing creative and original initiatives, the consumer can be surprised. This marketing is associated with an innovative spirit and it may not be expensive for brands to run such campaigns.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6920
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de Guerrilhapt_PT
dc.subjectFerramentas de Guerrilhapt_PT
dc.subjectEstratégias de Guerrilhapt_PT
dc.subjectAções de Comunicação de Guerrilhapt_PT
dc.subjectGuerrilla Marketingpt_PT
dc.subjectGuerrilla Toolspt_PT
dc.subjectGuerrilla Strategiespt_PT
dc.subjectGuerrilla Communication Initiativespt_PT
dc.titleMarketing de guerrilha: uma chamada para a atenção e para a açãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketingpt_PT

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