Repository logo
 
Publication

Práticas artísticas de conjunto: papel da liderança na motivação dos seus participantes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSaavedra, Luísa
dc.contributor.authorCaldeira, Virgílio Nóbrega
dc.date.accessioned2017-12-15T17:18:30Z
dc.date.available2017-12-15T17:18:30Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.description.abstractO projeto da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, da Direção Regional de Educação/Secretaria Regional de Educação da Madeira, numa das suas vertentes, apresenta-se como uma verdadeira “Escola de Artes”, potenciando práticas artísticas diversificadas ao longo dos últimos 33 anos, que estão na génese de um número considerável de formações artísticas (19), distribuídas por música, teatro e dança. Lideradas por um diretor artístico, estas formações/grupos, são constituídos por crianças e jovens que, paralelamente ao seu percurso académico, desenvolvem uma prática artística extraescolar, refletida nos cerca de 200 concertos e espetáculos realizados anualmente por estes grupos, em toda a Região. Porque todos os anos se verifica alguma mobilidade, quer de entrada, quer na saída de alunos, pretendemos com este estudo compreender as razões que justificam os índices de fidelização dos alunos que integram estas formações artísticas, uma vez que esta realidade difere de grupo para grupo. Assim, recorrendo a uma metodologia de natureza qualitativa, identificamos as cinco formações artísticas com níveis de fidelização mais baixos e, em contexto de Focus Group, promovemos um debate em três momentos distintos: com os diretores artísticos, com um dos alunos mais antigos de cada grupo e, por último, com os respetivos encarregados de educação. As conclusões do estudo indiciam que o que poderá comprometer a fidelização dos alunos nos grupos são questões ao nível da relação pedagógica, da partilha de práticas artísticas e do reportório trabalhado.pt_PT
dc.description.abstractThe project that the Directorate of Artistic and Multimedia Education Services, of the Regional Directorate of Education/Regional Secretariat of Education of Madeira, in one of its aspects, presents itself like a true "School of Arts", potentiating diverse artistic practices throughout the last 33 years, which are the genesis of a considerable number of artistic formations (19), distributed by music, theater and dance. Led by an artistic director, these artistic formations/groups are made up of children and young people who, in parallel with the academic course, develop an artistic practice outside school, reflected approximately in 200 concerts and shows held annually by these groups, throughout the Region. Because every year we see some mobility, with both inbound and outbound of students, we intend with this study to understand the reasons that justify the loyalty index of the students that integrate these artistic formations, since this reality differs from group to group. Thus, using a methodology of a qualitative nature, we identified the five artistic formations with lower fidelity levels, and in a focus group context, we promote a debate in three distinct moments: with the artistic directors, with one of the oldest students of each group and, lastly, with their parents. The conclusions of the study indicate that what may compromise students' loyalty to the groups are questions related to the pedagogical relationship, the sharing of artistic practices and the repertoire.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/6357
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectRelação Pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas Artísticas de Conjuntopt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectPedagogical Relationshippt_PT
dc.subjectJoint Artistic Practicespt_PT
dc.titlePráticas artísticas de conjunto: papel da liderança na motivação dos seus participantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Docência e Gestão da Educação, especialização em Administração Escolar e Administração Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Virgílio Caldeira.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: