Repository logo
 
Publication

A escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência.

dc.contributor.authorNunes, Laura M.
dc.contributor.authorCaridade, Sónia
dc.contributor.authorSani, Ana Isabel
dc.date.accessioned2019-09-16T07:59:43Z
dc.date.available2019-09-16T07:59:43Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA escola, enquanto agente de socialização, desempenha um papel crucial na formação das sucessivas gerações e na vida das sociedades contemporâneas. Impõe-se, por isso, uma revisão estruturada do que tem sido estudado, nos últimos anos, neste contexto, identificando as suas principais conclusões e aspetos que devem merecer maior atenção por parte da comunidade científica. Este artigo incide sobre a investigação produzida nos últimos 10 anos a respeito das escolas, do seu funcionamento e dos diversos atores sociais que as integram. Mais concretamente, pretende-se traçar um perfil geral de uma década de estudos, entre 2006 e 2016, através de uma revisão da literatura e das publicações disponíveis. Assim e com recurso a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como “alunos, profissionais e professores”, “comportamentos atitudes escola”, “indisciplina escola”, “violência escola”, e “funcionamento escolar” foram identificados 55 artigos desenvolvidos em escolas portuguesas entre 2006 e 2016. Foi, assim, possível perceber que muitos dos trabalhos produzidos em contexto português se encontram publicados em revistas internacionais; de que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; a violência e o comportamento disruptivo e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, deste modo, que a investigação produzida em meio escolar carece de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que procure contemplar nas suas análises outros atores sociais e outras técnicas que possibilitem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNunes, L., Caridade, S. & Sani, A. (2018). A escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 18, 9-31.pt_PT
dc.identifier.issn2186-4614
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/7896
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editorapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.uceditora.ucp.pt/resources/Documentos/UCEditora/PDF%20Livros/Porto/RPIE-18.pdfpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectEstudos portuguesespt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectPesquisa de revisãopt_PT
dc.titleA escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.issue18pt_PT
oaire.citation.startPage9pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameNunes
person.familyNameCaridade
person.familyNameIsabel Sani
person.givenNameLaura M.
person.givenNameSónia
person.givenNameAna
person.identifier1839478
person.identifier.ciencia-id8C18-6207-45A8
person.identifier.ciencia-id8A10-D0FA-8CB9
person.identifier.ciencia-id1C1A-918D-0E61
person.identifier.orcid0000-0002-9648-9511
person.identifier.orcid0000-0003-0387-7900
person.identifier.orcid0000-0003-1776-2442
person.identifier.ridF-7589-2017
person.identifier.scopus-author-id50262710600
person.identifier.scopus-author-id35725077400
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication160b5684-a6b6-4279-9635-855ee01204f1
relation.isAuthorOfPublication3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de
relation.isAuthorOfPublicationa4673e8f-1d8c-4172-8deb-65eb5f6b5529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2018. A escola em análise entre 2006 e 2016_Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência..pdf
Size:
4.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: