Publication
A escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência.
| dc.contributor.author | Nunes, Laura M. | |
| dc.contributor.author | Caridade, Sónia | |
| dc.contributor.author | Sani, Ana Isabel | |
| dc.date.accessioned | 2019-09-16T07:59:43Z | |
| dc.date.available | 2019-09-16T07:59:43Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | A escola, enquanto agente de socialização, desempenha um papel crucial na formação das sucessivas gerações e na vida das sociedades contemporâneas. Impõe-se, por isso, uma revisão estruturada do que tem sido estudado, nos últimos anos, neste contexto, identificando as suas principais conclusões e aspetos que devem merecer maior atenção por parte da comunidade científica. Este artigo incide sobre a investigação produzida nos últimos 10 anos a respeito das escolas, do seu funcionamento e dos diversos atores sociais que as integram. Mais concretamente, pretende-se traçar um perfil geral de uma década de estudos, entre 2006 e 2016, através de uma revisão da literatura e das publicações disponíveis. Assim e com recurso a diferentes motores de pesquisa (e.g., B-on, Google Scholar, Scielo) e a palavras-chave como “alunos, profissionais e professores”, “comportamentos atitudes escola”, “indisciplina escola”, “violência escola”, e “funcionamento escolar” foram identificados 55 artigos desenvolvidos em escolas portuguesas entre 2006 e 2016. Foi, assim, possível perceber que muitos dos trabalhos produzidos em contexto português se encontram publicados em revistas internacionais; de que os trabalhos neste domínio recorrem maioritariamente à perspetiva dos estudos empíricos para analisar as diferentes problemáticas; a violência e o comportamento disruptivo e as questões relativas à avaliação/educação constituem os principais temas analisados. Concluiu-se, deste modo, que a investigação produzida em meio escolar carece de uma certa reestruturação, afigurando-se necessário que procure contemplar nas suas análises outros atores sociais e outras técnicas que possibilitem uma compreensão mais holística e contextualizada dos fenómenos. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Nunes, L., Caridade, S. & Sani, A. (2018). A escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 18, 9-31. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2186-4614 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/7896 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Católica Editora | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | http://www.uceditora.ucp.pt/resources/Documentos/UCEditora/PDF%20Livros/Porto/RPIE-18.pdf | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Estudos portugueses | pt_PT |
| dc.subject | Violência | pt_PT |
| dc.subject | Indisciplina | pt_PT |
| dc.subject | Pesquisa de revisão | pt_PT |
| dc.title | A escola em análise entre 2006 e 2016: Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência. | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 31 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 18 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 9 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Investigação Educacional | pt_PT |
| person.familyName | Nunes | |
| person.familyName | Caridade | |
| person.familyName | Isabel Sani | |
| person.givenName | Laura M. | |
| person.givenName | Sónia | |
| person.givenName | Ana | |
| person.identifier | 1839478 | |
| person.identifier.ciencia-id | 8C18-6207-45A8 | |
| person.identifier.ciencia-id | 8A10-D0FA-8CB9 | |
| person.identifier.ciencia-id | 1C1A-918D-0E61 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-9648-9511 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-0387-7900 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1776-2442 | |
| person.identifier.rid | F-7589-2017 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 50262710600 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 35725077400 | |
| rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 160b5684-a6b6-4279-9635-855ee01204f1 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de | |
| relation.isAuthorOfPublication | a4673e8f-1d8c-4172-8deb-65eb5f6b5529 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3afe56c1-286c-41b1-a6d4-66a93e2844de |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2018. A escola em análise entre 2006 e 2016_Das questões de (in)disciplina, transgressão e violência..pdf
- Size:
- 4.88 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
