Repository logo
 
Publication

Caracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolar

dc.contributor.authorAlmeida, Joana
dc.contributor.authorRocha, Joana
dc.date.accessioned2012-03-13T09:06:24Z
dc.date.available2012-03-13T09:06:24Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO uso pragmático da linguagem envolve o conhecimento sociolinguístico que representa as regras culturalmente determinadas que regulam como a linguagem deve ser usada em certos contextos sociais. O “The Pragmatics Profile of Everyday Communication Skills in Children” (PP) é um instrumento útil para a caracterização das competências pragmáticas na população infantil. Para a realização deste estudo procedemos à análise das várias etapas que envolvem a tradução e adaptação do instrumento, numa abordagem qualitativa, sendo constituído por uma revisão bibliográfica e adaptação do teste para a população portuguesa nas idades pré – escolar e escolar. Após este processo, foi realizado um estudo envolvendo 20 crianças (em idade pré – escolar e escolar), nas quais se procurou determinar o perfil pragmático em cada uma destas faixas etárias. De salientar que a análise efectuada foi realizada através da aplicação das entrevistas do PP aos pais e ao Educador/ Professor. Os resultados mostram um progressivo desenvolvimento das funções comunicativas e dos pedidos indirectos nos anos escolares, assim como o aumento da competência para manter e terminar turnos comunicativos nos anos escolares e a capacidade para realizar reparações comunicativas. The pragmatic use of the language represents the cultural rules that determine the language use in social contexts. “The Pragmatics Profile of Everyday Communicative Skills in Children “ (PP) is an instrument that can describe pragmatic competence in children. We proceed to the analysis of the several stages that involved the adaptation of this instrument, in a qualitative approach, and its application in preschool and school children. 20 children were assessed to determine the pragmatic profile in each group. This analysis involved the application of the interviews of PP to parents and teacher. The results show the progressive development of the communicative functions, indirect requests, competence to maintain and to finish communicative interactions and to do repairs in communication in the school years.por
dc.identifier.citationCadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 02 (2009) 69-86.por
dc.identifier.issn1647-3485
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/2890
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Comunicação e Linguagem;Vol 01, Nº 02 (2009)
dc.subjectTradução e adaptação de instrumentospor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectPragmáticapor
dc.subjectIdade pré-escolar e escolarpor
dc.subjectTranslation and adaptation of the instrumentspor
dc.subjectLanguagepor
dc.subjectPragmaticpor
dc.subjectPre-school and school agepor
dc.titleCaracterização do perfil pragmático de crianças em idade pré-escolar e escolarpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage86por
oaire.citation.startPage69por
person.familyNameRocha
person.givenNameJoana Antonieta
person.identifier.ciencia-idE317-3B76-5D4A
person.identifier.orcid0000-0002-4124-340X
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication83b5c502-6615-4b4a-a880-8274c1a43ef7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery83b5c502-6615-4b4a-a880-8274c1a43ef7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
69-86.pdf
Size:
9.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: