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A saúde oral nos cursos de licenciatura em enfermagem
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Medicina Clínica | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bulhosa, José Frias | |
dc.contributor.advisor | Santos, José Manuel dos | |
dc.contributor.author | Pinard, Julie Marine | |
dc.date.accessioned | 2025-03-05T16:58:49Z | |
dc.date.available | 2025-03-05T16:58:49Z | |
dc.date.issued | 2024-09-13 | |
dc.description.abstract | A educação em saúde oral para os estudantes de enfermagem é crucial, pois serão os profissionais de saúde mais próximos dos doentes. A saúde oral influencia diretamente a saúde geral dos pacientes e é um componente essencial do bem-estar deles. Sendo assim, é muito importante avaliar a inclusão e a abordagem dada à saúde oral no contexto dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, garantindo assim que o currículo aborde de forma adequada estes tópicos, para assegurar prestações de cuidados adequados aos pacientes. Objetivos: Esta dissertação busca examinar a abordagem dos cursos de Licenciatura em Enfermagem em relação à saúde oral, com um foco específico na estrutura curricular e perceções dos coordenadores de curso sobre a importância da integração da saúde oral na formação dos alunos. Com isso, pode-se identificar lacunas, áreas de melhoria e, portanto, aperfeiçoar a preparação dos futuros enfermeiros. Material e métodos: O estudo foi realizado por meio do preenchimento de um inquérito online, destinado aos coordenadores de curso das 38 instituições que oferecem o curso de Licenciatura em Enfermagem em Portugal. Além disso, foi realizada uma entrevista com um coordenador, no âmbito de obter uma visão mais aprofundada das suas respostas no inquérito. Resultados: A totalidade dos oito coordenadores de curso que responderam ao inquérito concorda que deveria ser aprimorada a educação em saúde oral na formação dos futuros enfermeiros. Existe uma grande disparidade no número de horas lecionadas em relação a este tema, variando desde 2h até 20h, dependendo da instituição. Os tópicos mais abordados em aula são as técnicas de higiene oral, destacando a importância da prevenção de doenças orais. No entanto, os tópicos menos abordados são as doenças orais e os seus diagnósticos. A falta de conhecimento sobre este tema pode resultar em dificuldades na identificação precoce de problemas, no diagnóstico correto e, consequentemente, num tratamento eficiente dessas condições. Os coordenadores de curso acreditam que recursos adicionais úteis poderiam incluir a participação de especialistas nas aulas, a disponibilização de mais modelos para treino e também o aumento da carga horária de prática laboratorial. Conclusão: A abordagem fragmentada da temática da saúde oral demonstra uma lacuna significativa na uniformização e padronização do ensino de saúde oral nas instituições de enfermagem. Considerando que a saúde bucal é uma parte integrante da saúde geral dos pacientes, é muito importante revisar os currículos dos cursos de Licenciatura em Enfermagem para garantir uma abordagem mais equilibrada e abrangente que inclua tanto a prevenção como o diagnóstico das doenças orais. Isso facilitará uma melhor interação com os profissionais da Medicina Dentária, garantindo cuidados integrados, mais eficazes e até menos invasivos para os pacientes. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: Oral health education for nursing students is crucial, as they will be the closest health professionals to patients. Oral health directly influences the general health of patients and is an essential component of their well-being. Therefore, it is very important to evaluate the inclusion and approach given to oral health in the context of Nursing Degree courses, thus ensuring that the curriculum adequately addresses these topics, to ensure adequate care is provided to patients. Objectives: This dissertation seeks to examine the approach of Nursing Degree courses in relation to oral health, with a specific focus on the curricular structure and coordinators’ perceptions of the importance of integrating oral health into student training. Thanks to this, gaps and areas for improvement can be identified and, therefore, the preparation of future nurses can be improved. Material and methods: The study was carried out by completing an online survey, aimed at course coordinators of the 38 institutions offering the Nursing Degree course in Portugal. In addition, an interview was conducted with one of the coordinators, to have a more in-depth view of their responses in the survey. Results: All of the eight course coordinators who responded to the survey agree that oral health education should be improved in the training of future nurses. There is a great disparity in the number of hours taught in relation to this topic, varying from 2h to 20h, depending on the institution. The topics most covered in class are oral hygiene techniques, highlighting the importance of preventing oral diseases. However, the least covered topics are oral diseases and their diagnoses. Lack of knowledge on this topic can result in difficulties in early identification of problems, correct diagnosis, and, consequently, efficient treatment of these conditions. Course coordinators believe that useful additional resources could include the participation of experts in classes, the provision of more models for training, and also an increase in laboratory practice hours. Conclusion: The fragmented approach to the topic of oral health demonstrates a significant gap in the uniformity and standardization of oral health teaching in nursing institutions. Considering that oral health is an integral part of patients’ general health, it is very important to review the curricula of Nursing Degree courses to ensure a more balanced and comprehensive approach that includes both the prevention and diagnosis of oral diseases. This will facilitate better interaction with Dental Medicine professionals, ensuring integrated, more effective, and even less invasive care for patients. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203900359 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10284/13628 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Saúde oral | pt_PT |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Currículo de licenciatura em enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiros | pt_PT |
dc.subject | Conhecimentos em saúde oral | pt_PT |
dc.subject | Oral health | pt_PT |
dc.subject | Nursing students | pt_PT |
dc.subject | Nursing curriculum | pt_PT |
dc.subject | Nurses | pt_PT |
dc.subject | Oral health knowledge | pt_PT |
dc.title | A saúde oral nos cursos de licenciatura em enfermagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Medicina Dentária | pt_PT |
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