Repository logo
 
Publication

Do jornalismo ao “jornalismo performático”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstrada, Rui
dc.contributor.authorZara, Hediene
dc.date.accessioned2020-11-03T10:20:05Z
dc.date.available2020-11-03T10:20:05Z
dc.date.issued2020-10-16
dc.description.abstractEsta investigação é dedicada às funções do Jornalismo enquanto ramo das Ciências da Comunicação. Pretende incidir sobre as ocorrências desta era, por isso, se aprofunda nos acontecimentos da pós-modernidade e nos costumes de uma sociedade globalizada e repleta de mecanismos convergentes que interferem, positiva e negativamente, no trabalho do jornalista e na Psicossociologia da Comunicação. As oportunidades tecnológicas atuais são sedutoras e convidam os usuários ao narcisismo. Este estado de coisas tem consequências decisivas, tanto para os leigos, quanto para os operadores profissionais de um noticiário que desperta e incentiva comportamentos performáticos dos mais variados. A inserção clara da informação como mercadoria e as variações de consumo que os novos equipamentos oferecem, fazem do jornalista (seja ele amador ou acadêmico) uma das peças deste convergente tabuleiro. A formação do jornalista, as proposições do mercado, os procedimentos e os limites em busca de audiência são nosso objeto de estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation is dedicated to the functions of Journalism as a branch of Communication Sciences. It intends to focus on the occurrences of this era, therefore, it delves into the events of post-modernity and the customs of a globalized society and full of converging mechanisms that interfere, positively and negatively, in the journalist's work and on the Communication Psychosociology. Current technological opportunities are seductive and invite users to narcissism. This state of affairs has decisive consequences, both for lay people and for the professional operators of a news that awakens and encourages performance behaviors of the most varied. This situation has decisive consequences, both for lay people and for the professional operators of a news that awakens and encourages performance behaviors of the most varied. The clear insertion of information as merchandise and the consumption variations that the new equipment offers, make the journalist (be he an amateur or academic) one of the pieces of this converging board. The formation of the journalist, the propositions of the market, the procedures and the limits in search of audience are our object of study.pt_PT
dc.identifier.tid202724352
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/9089
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectNarcisismopt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectAudiênciapt_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.subjectNarcissismpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectAudiencept_PT
dc.titleDo jornalismo ao “jornalismo performático”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_39278.pdf
Size:
2.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format