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  • O repositório institucional como ferramenta de gestão do conhecimento: o caso B-Digital da UFP
    Publication . Sousa, Carla; Quoniam, Luc; Trigo, Miguel
    Este artigo faz uma abordagem à temática dos repositórios institucionais (RI) como ferramenta de apoio na gestão do conhecimento. Realça o surgimento dos RI como colecções digitais de armazenamento, preservação e divulgação do conhecimento, possibilitando às universidades uma nova estratégia para o aumento da visibilidade e da reforma da comunicação científica. No final é apresentado o RI criado na UFP como ferramenta de apoio na gestão do conhecimento. This article makes an approach to the theme of institutional repositories (IR) as an important tool in knowledge management support. It highlights IR as an emergent reality of digital collections storage and knowledge preservation and dissemination. This all together, allows the universities to a strategic increasing and reforming of scientific communication. At the end it is presented the most recent UFP on knowledge management support – the UFP IR.
  • Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos
    Publication . Penteado, Roberto; Gomes, Ubiraci; Vilches, Henrique; Cipriano, Robinson; Fonseca Júnior, Wilson; Quoniam, Luc; Boutin, Eric; Riccio, Edson Luiz
    Este artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.