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  • Avaliação da relação banco-clientes numa perspectiva de marketing relacional: o home banking como potencializador da relação
    Publication . Cardoso, António; Fernandim, Marcelo
    A cada vez maior penetração da Internet na sociedade actual está a revolucionar a forma de relacionamento entre os bancos e os clientes. Este estudo faz uma reflexão teórica sobre o Marketing Relacional e debruça-se sobre as motivações para a utilização das tecnologias, em particular do Home Banking, relacionando-as e aplicando-as ao sector bancário. Seguidamente, recolheu-se a informação para o estudo empírico, distribuindo um questionário por 50 clientes bancários. A investigação demonstrou que a utilização do Home Banking está positivamente relacionada com a manutenção de relações duradouras entre os clientes e as suas instituições financeiras de eleição. Mostrou igualmente que os clientes que credibilizam uma relação duradoura com o Banco, estão mais disponíveis para o desenvolvimento de uma abordagem relacional. Identificou-se um fortalecimento da relação pela maior percentagem de operações bancárias realizadas on-line. Finalmente, verificou-se um fortalecimento da relação entre a utilização do Home Banking e a propensão do Banco satisfazer todas as necessidades / desejos dos seus clientes. The increasing penetration of Internet in today’s society is revolutionizing the way the relationship between banks and customers. This study is a theoretical reflection on Relationship Marketing and looks at the motivations for the use of technology, particularly the Home Banking, relating them and applying them to the banking sector. Then retired to the information for the empirical study by distributing a questionnaire by 50 bank customers. Research has shown that the use of Home Banking is positively related to the maintenance of lasting relationships between clients and their financial institutions of choice. Also showed that customers give credibility to a lasting relationship with the Bank, are more available for the development of a relational approach. It was identified to strengthen the relationship for the highest percentage of banking transactions conducted online. Finally, there was a strengthening of the relationship between the use of Home Banking and the propensity of the Bank meets all the needs / desires of their customers.
  • O papel do jingle em anúncios publicitários televisivos destinados a crianças
    Publication . Duarte, Liliana; Cardoso, António
    A música é utilizada cada vez mais pelos anunciantes e agências de publicidade, como forma de cativar a atenção do espectador. Ao relacionarem-se os jingles de anúncios publicitários com crianças, tem-se o mote para a presente investigação. Este trabalho pretende verificar o papel dos jingles em três anúncios publicitários, da categoria hipermercados, destinados às crianças, na época do Natal. Posteriormente, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com seis crianças, com idades entre os oito e os dez anos, para perceber realmente se o jingle destes anúncios está a funcionar como se pretende. Após a sua análise verificou-se que todos têm a mesma finalidade, fazer com que a criança seja cativada e chame a atenção dos pais. Os anúncios mostram um mundo de fantasia e ilusão, cativando mais facilmente a sua atenção. Os anúncios com jingles mais calmos são menos mencionados por estas crianças. Contudo, todas foram capazes de mencionar a marca e o jingle correspondente, sem qualquer tipo de dificuldade. Music is increasingly being used by advertisers as a way to capture viewers’ attention. By relating the jingles for commercials to children, we get the motto for our research. This essay discusses the jingles of three commercials, on the hypermarket category, for children, at Christmas time. Subsequently, a previously structured interview with six 8-10-year-olds was conducted, to confirm the jingles of these ads are working as intended. After this analysis, we found out that all have the same purpose: to gain children’s preference, and their parents’ attention. The ads show a world of fantasy and illusion, easily captivating their attention. Ads with calmer jingles were less mentioned by the children. Nevertheless, they were all able to mention the brand and the jingle without any difficulty.