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  • Apocalypse or redemption: how the portuguese media cover artificial intelligence
    Publication . Canavilhas, João; Essenfelder, Renato
    Artificial intelligence (AI) occupies an increasingly important place in the contemporary societies. One of the most visible aspects is the personalization of online content, news or advertising, but the emergence of personal assistants and autonomous vehicles are phenomena that also attracts the attention of the media and, by this way, reach the population. This article studies the Portuguese reality by analyzing the coverage of artificial intelligence by five national newspapers. The conclusions allow us to say that, although it was considered huge, the coverage proved to be superficial, with a high rate of reuse of sources from other texts, presents little diversity in opinions, and does not stimulate debate in society. Among the most common approaches are economics and political. The coverage was positive in most cases, especially in the health area, where the media never criticized the effects of AI.
  • Inteligência artificial aplicada ao jornalismo no Brasil: experiências e obstáculos à adoção de tecnologias inteligentes
    Publication . Essenfelder, Renato; Sant'Anna, Emílio
    O presente estudo adota uma abordagem mista de revisão de literatura, inquéritos com 77 jornalistas brasileiros e entrevista com o chefe de redação do maior periódico do país na soma de circulação impressa e digital, a Folha de S.Paulo, para reunir subsídios que permitam uma compreensão mais afinada sobre 1) o grau de conhecimento e de interesse de jornalistas sobre o que é a Inteligência Artificial; 2) os exemplos de IA aplicada ao jornalismo de que têm notícia, dentro e fora de suas empresas; e 3) a percepção de valor sobre a IA aplicada ao jornalismo. Os resultados apontam a existência de poucos exemplos de IA no jornalismo nacional; algum conhecimento dos jornalistas sobre conceitos básicos de IA e disposição para aprender mais, associada à percepção de valor que essas ferramentas podem agregar ao trabalho; e a falta de recursos financeiros como principal obstáculo para a exploração de mais recursos de IA no jornalismo – no que jornalistas e o Secretário de Redação da Folha concordam, muito embora o mapeamento indique experiências de baixo custo adotadas com sucesso por agências independentes de jornalismo dotadas de poucos recursos.
  • Comunicação e emoção em bots e chatbots: os casos Fabi Grossi e Code of Hope
    Publication . Capoano, Edson; Essenfelder, Renato
    O mapeamento e análise de emoções e sentimentos em conteúdos publicados nas redes sociais online tem sido uma das ferramentas mais modernas em uso atualmente para promover uma comunicação engajadora e eficaz com públicos diversos na internet. Com o avanço de tecnologias algorítmicas e de inteligência artificial, o recurso tem se mostrado útil para identificar e responder a emoções pré-programadas. Neste artigo, após extensa revisão de literatura sobre o estado da arte dos estudos que remetem à virada emocional no campo da comunicação, são apresentadas duas ferramentas interativas baseadas em respostas emocionais: o chatbot Fabi Grossi e o sistema de monitoramento de emoções Code of Hope. Conclui-se que ambas, apesar de divergirem na forma de funcionamento, possuem premissas similares no entendimento da importância da dimensão emocional da comunicação para prevenir casos de suicídio entre jovens e representam bons exemplos de como a virada emocional pode ser útil e eficaz no contexto de sistemas automatizados de comunicação.