Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Apocalypse or redemption: how the portuguese media cover artificial intelligence
    Publication . Canavilhas, João; Essenfelder, Renato
    Artificial intelligence (AI) occupies an increasingly important place in the contemporary societies. One of the most visible aspects is the personalization of online content, news or advertising, but the emergence of personal assistants and autonomous vehicles are phenomena that also attracts the attention of the media and, by this way, reach the population. This article studies the Portuguese reality by analyzing the coverage of artificial intelligence by five national newspapers. The conclusions allow us to say that, although it was considered huge, the coverage proved to be superficial, with a high rate of reuse of sources from other texts, presents little diversity in opinions, and does not stimulate debate in society. Among the most common approaches are economics and political. The coverage was positive in most cases, especially in the health area, where the media never criticized the effects of AI.
  • Inteligência artificial aplicada ao jornalismo no Brasil: experiências e obstáculos à adoção de tecnologias inteligentes
    Publication . Essenfelder, Renato; Sant'Anna, Emílio
    O presente estudo adota uma abordagem mista de revisão de literatura, inquéritos com 77 jornalistas brasileiros e entrevista com o chefe de redação do maior periódico do país na soma de circulação impressa e digital, a Folha de S.Paulo, para reunir subsídios que permitam uma compreensão mais afinada sobre 1) o grau de conhecimento e de interesse de jornalistas sobre o que é a Inteligência Artificial; 2) os exemplos de IA aplicada ao jornalismo de que têm notícia, dentro e fora de suas empresas; e 3) a percepção de valor sobre a IA aplicada ao jornalismo. Os resultados apontam a existência de poucos exemplos de IA no jornalismo nacional; algum conhecimento dos jornalistas sobre conceitos básicos de IA e disposição para aprender mais, associada à percepção de valor que essas ferramentas podem agregar ao trabalho; e a falta de recursos financeiros como principal obstáculo para a exploração de mais recursos de IA no jornalismo – no que jornalistas e o Secretário de Redação da Folha concordam, muito embora o mapeamento indique experiências de baixo custo adotadas com sucesso por agências independentes de jornalismo dotadas de poucos recursos.