Loading...
15 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 15
- Editorial - Reabilitação urbana: reptos e estratégiasPublication . Maia, Rui Leandro; Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, Sara
- Projeto Exploratório ACAMAI - automatizar o mapeamento de acessibilidades urbanas com IA / Automating city accessibility mapping using AIPublication . Dinis, Maria Alzira Pimenta; Guerreiro, Maria João; Sucena-Garcia, Sara; Silva, VítorACAMAI / Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) Automatizar o Mapeamento de Acessibilidades Urbanas com IA / Automating City Accessibility Mapping using AI 2022.09218.PTDC (https://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/ICDT/docs/Resultados_Projetos_2022.xlsx) Investigador Responsável (IR)
- Editorial - Investigação em Arquitectura e UrbanismoPublication . Maia, Rui Leandro; Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, Sara
- A Via de Cintura Interna como elemento de estrutura urbana?: uma análise e comparação com a Ronda de Dalt - BarcelonaPublication . Sucena-Garcia, SaraThis case study is framed within the evaluation of road infrastructures as structuring elements of urbanization processes. It focuses on the comparative analysis of two urban roads with similar temporal and project origins but clearly set apart in reality. The “Via de Cintura Interna” in Oporto and the “Ronda de Dalt” in Barcelona are divergent facts in territorial definition whether its design assumptions cater for an element of urban rupture, as in Portugal, or for an urban connection element, as in Spain. O caso de estudo apresentado enquadra-se na avaliação das infraestruturas de circulação viária como elementos estruturadores de processos de urbanização, centrando-se na análise comparativa de duas vias urbanas com origens temporais e de projecto similares mas concretização na realidade claramente diferenciada. A Via de Cintura Interna, no Porto, e a Ronda de Dalt, em Barcelona, contrapõem-se como factos na definição territorial a partir de um desenho assente em premissas que as responsabilizam como elemento de ruptura urbana, no caso português, e de conexão urbana, no caso espanhol.
- Porto, capital europeia da cultura 2001: o caso da baixa portuense - os elementos de um "projecto urbano"Publication . Sucena-Garcia, Sara; Rui Leandro Maia; Luís Pinto de Faria; dir. Álvaro Monteiro
- Editorial - Capacitação urbana e cidadaniaPublication . Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, Sara
- A cidade difusa e os instrumentos para o seu (re)conhecimento: o “atlas ecléctico” de Stefano BoeriPublication . Sucena-Garcia, SaraA cidade difusa é o contexto, no quadro da cidade contemporânea, de que parte o presente artigo. Apesar de comparável em certos aspectos a outras realidades urbanas mundiais, essa assume características estruturais específicas que lhe garantem uma localidade concreta, europeia, mesmo que não possa ser generalizável nesse espaço. É possível, então, descrever os seus atributos, sistematizando factos de incompreensão julgados caóticos, mas que assim se classificam – essencialmente – por recusa de ver a figura urbana que está diante dos olhos. A necessidade da sua conceptualização para, em consequência, definir um aparato técnico que lhe seja ajustado, é, contudo, condição para planear e intervir na nova realidade urbana. A noção de um “atlas ecléctico”, tal como descrito por Stefano Boeri (1997/2011) em vários textos, é pretexto para discorrer sobre a pertinência deste instrumento para o (re)conhecimento da cidade difusa, assim a legitimando como expressão urbana «plena».
- A metáfora do hipertexto e a cidade contemporânea: reflexão seguida de ensaio – a área circundante à estação do Metro de Sete Bicas, em Matosinhos, como objecto hipertextualPublication . Sucena-Garcia, SaraO presente artigo reflecte sobre o hipertexto como metáfora instrumental no âmbito da cidade contemporânea, visando contribuir para ampliar, aprofundar e diversificar a sua conceptualização. Parte das noções de ‘hipercidade’ e de ‘sociedade hipertexto’ propostas, respectivamente, por André Corboz, em 1993, e François Ascher, em 2001. Inspira-se na ideia de que a transposição da mecânica do hipertexto para a cidade pode sustentar a abertura a um diferente modo de a consciencializar, a exemplo da que decorreu da transposição da mecânica da cidade para o hipertexto, que inicialmente ajudou a familiarizar o utilizador da Internet com os ambientes virtuais então desconhecidos. Finalmente, assume a premissa de que a cidade actual pode ser percebida como objecto hipertextual, daí advindo um potencial e estímulos renovados, quer para a sua escrita (projecto urbano), quer para a sua leitura (análise urbana). Assim enquadrado o caso de estudo – uma pequena parte da zona conhecida como Sete Bicas, em Matosinhos –, aí tem lugar o duplo ensaio que se empreende: a aplicação nesse contexto urbano das seis características do hipertexto identificadas e descritas por Pierre Lévy (1990) e a construção do pensamento que sustenta essa transposição metafórica.
- Cidade compreensiva entre a cidade representativa e a cidade do quotidiano - a importância da compreensão da arquitetura e do urbanismo no espaço contemporâneo das cidadesPublication . Oliveira, Avelino; Ferreira, João C Castro; Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, SaraKevin Lynch referiu-se à cidade como uma obra de arte temporal, ou seja, moldada pelo tempo. Leonardo Benevolo definiu a cidade em dois sentidos, o primeiro indicando a organização concentrada e integrada da vida humana, e o segundo denotando-a como um cenário físico da sociedade, que subsiste para lá dessa sociedade. Entre um e outro, Aldo Rossi acrescentou a definição existencial de “coisa humana” e defendeu que a cidade reforça a sua representação na “real transformação da natureza”. É nesta perspetiva, comum aos três autores – de que a cidade assenta a sua génese nas diversas camadas temporais que se vão acrescentando –, que pretendemos fazer esta reflexão. Analisando a cidade contemporânea, defendemos que existem, dentro dos nossos espaços urbanos, duas cidades que colidem e só tangencialmente se tocam: a primeira designámos ‘cidade representativa’ e a segunda ‘cidade quotidiana’. O espaço urbano compreensivo, como intermediário conceptual das diferentes dimensões da cidade apresenta-se como a matriz de investigação das diferentes visões urbanas permitindo-se tornar uma ferramenta no âmbito disciplinar da arquitetura e do urbanismo contemporâneo.