Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Escala de abandono aprendido (EAA) revisitada: estudo no contexto prisional do norte de Portugal
    Publication . Santos, Nelson Lima; Lima, Ana Paula; Faria, Luísa
    A “escala de Abandono Aprendido”, já utilizada num contexto social carenciado do porto, foi agora usada em contexto prisional, visando prosseguir a sua validação, tendo voltado a revelar bons índices de validade, fidelidade e sensibilidade. As análises diferenciais evidenciam, ao contrário do esperado, que os reclusos de nível sócioeconómico alto e médio-alto, bem como os que desempenhavam actividades profissionais antes da detenção e durante a mesma, apresentam níveis de abandono aprendido superiores, resultados estes que exigem aprofundamento em estudos futuros. Learned Helplessness Scale revisited: Study in the imprisonment context of the North of Portugal - the Learned Helplessness Scale has already been used in an impoverished district of porto city, and we used it now in the imprisonment context, in order to pursue its validation, which has shown good values of validity, reliability, and sensitivity. The differential analyses reveal, contrarily to the expectations, that higher and middle-higher socio economic statuses’ subjects, as well as those that worked before and during the detention period, present higher learned helplessness, being important to explore these results in further studies.
  • Inteligência emocional: adaptação do "Emotional Skills and Competence Questionnaire" (ESCQ) ao contexto português
    Publication . Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa
    Este trabalho apresenta o estudo de adaptação, ao contexto português, do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), instrumento este construído por Taksic (2000), no contexto croata, para avaliar a competência emocional, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997). Este questionário é constituído por três subescalas – Percepção Emocional, Expressão Emocional e Capacidade para Lidar com a Emoção –, com 45 itens. Os resultados evidenciaram boas qualidades psicométricas, permitindo a futura utilização do instrumento em estudos em Portugal.
  • Imigrantes negros dos PALOP Africanos em Portugal: auto-percepções e percepções de características sócio-profissionais
    Publication . Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa
    Este trabalho apresenta um estudo comparativo e diferencial sobre as auto-percepções e percepções recíprocas de características sócio-profissionais (positivas e negativas) de trabalhadores brancos portugueses e de trabalhadores negros africanos, imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP), com 200 sujeitos que residem e trabalham na área da Grande Lisboa, 100 de cada grupo étnico, de ambos os sexos e desempenhando maioritariamente funções de executante. Para tal, foi construído um questionário específico, administrado individual e colectivamente no local de trabalho dos sujeitos. Os resultados obtidos são analisados, permitindo concluir que urge transformar e melhorar as condições sócio-laborais destes imigrantes – tornando mais céleres e transparentes as suas condições de legalização e de permanência em Portugal, responsabilizando os empregadores em particular e os cidadãos em geral pela denúncia de situações de exploração e de ilegalidade –, pois a respectiva inclusão social deverá ser sinónimo de convivência e de respeito e não de assimilação. This paper presents a comparative and differential study about the self-perceptions and the reciprocal perceptions of socio-professional characteristics (positive and negative) of White Portuguese workers and of Black African workers of countries of Portuguese expression (PALOP), near 200 workers from Lisbon and surroundings, 100 of each ethnic group, from both sexes. We build a specific questionnaire, collectively and individually administered in the subject’s work place. The results are analysed and allow one to conclude the need to transform and to improve the immigrants’ socio-labour conditions, by making their conditions of legalization and of permanence in Portugal quicker and transparent, and also by promoting the responsibility of employers in particular, and of citizens in general for denouncing the situations of exploration and illegality, because their social inclusion should be a signal of conviviality and of respect instead of assimilation.
  • Auto-conceito académico social e global em estudantes universitários
    Publication . Faria, Luísa; Santos, Nelson Lima
    Apresenta-se um estudo de avaliação do auto-conceito académico, social e global, com 162 estudantes universitários, dos dois sexos e de diferentes grupos etários, utilizando a adaptação portuguesa (Faria e Fontaine, 1992) do Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). As correlações entre as dimensões do auto-conceito evidenciam a importância do autoconceito global e os estudos diferenciais apontam para a ausência de diferenças de sexo e para diferenças no auto-conceito académico favorecendo os alunos do 1º ano, e no auto-conceito social e global favorecendo os mais velhos. Academic, social and global self-concept in university students We’ll present the evaluation of academic, social and global self-concepts, near 162 university students, boys and girls from different age groups, using the Portuguese adaptation (Faria e Fontaine, 1992) of the Self-Description Questionnaire III (Marsh e O’Niell, 1984). The correlations among the several dimensions of self-concept evidenced the importance of global self-concept, and the results of differential studies point to the absence of gender differences and to the existence of grade differences in academic self-concept favoring the 1st graders, and in the social and global self-concepts favoring the older students.