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  • Modelo pedagógico para atividades de mobile learning: um estudo fundamentado na sala de aula invertida
    Publication . Martins, Ernane; Gouveia, Luis Borges
    A educação atual apresenta-se na terceira onda tecnológica denominada de Mobile Learning (m-learning), caracterizada pelo uso de equipamentos portáteis, pela mobilidade global do usuário, conectividade ubíqua, independência de dispositivo e ambiente computacional disponível em qualquer lugar e a qualquer tempo. Na presente tese é proposto o ML-SAI, um modelo pedagógico para atividades de mobile learning, que visa contribuir na orientação, planejamento e realização de atividades pedagógicas, por meio de dispositivos móveis, tendo como base a abordagem da Sala de Aula Invertida (SAI). Nesta abordagem, o conteúdo é estudado em casa com o auxílio da tecnologia e na escola os alunos tiram as suas dúvidas e compartilham o seu aprendizado com o auxílio do professor, orientando e realizando feedbacks, com a utilização de atividades, tais como: projetos, experimentos, debates, atividades em grupo, pesquisas, entre outros. Assim o modelo apresenta como diferencial o fato de integrar o aprendizado on-line com o presencial, relacionando duas abordagens de ensino atuais, o m-learning e a SAI. Para a elaboração do ML-SAI, além da revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas exploratórias por meio de um levantamento de indicativos e três estudos de casos pilotos, que forneceram subsídios importantes que permitiram compreender melhor algumas das questões relacionadas ao uso educacional de tecnologias móveis combinadas com a abordagem SAI. Para a experimentação do modelo foram organizados três estudos de casos envolvendo alunos do ensino Médio e Superior, que ocorreram durante o ano letivo de 2019, com a utilização dos celulares dos próprios alunos. A coleta e análise dos dados foi promovida por meio de questionários on-line do Google Forms, envolvendo abordagem qualitativa e quantitativa, devido às características dos dados. Por fim, as experimentações realizadas, sinalizaram que o ML-SAI apresenta potencial para orientar as atividades de m-learning, colaborando positivamente com o seu desenvolvimento.