Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Literacia emergente: "É de pequenino que se torce o pepino!"
    Publication . Gomes, Inês; Santos, Nelson Lima
    A literacia emergente, enquanto processo básico de aquisição de competências específicas da linguagem escrita, tem lugar antes da entrada na escola e tem vindo a assumir um papel primordial na ancoragem e promoção da literacia, em geral, e na prevenção de dificuldades de aprendizagem, em particular. Assim, o presente trabalho discute e analisa o conceito de literacia emergente, identificando os principais precursores desenvolvimentais –conhecimentos, capacidades e atitudes – da literacia, salientando o seu impacto na aprendizagem da leitura e da escrita.
  • Literacia: da escola ao trabalho
    Publication . Santos, Nelson Lima; Gomes, Inês
    The present work – Literacy: From School to Work – is a brief incursion in the domain of literacy and it aims to contribute to its better understanding and differentiation from other similar concepts, emphasizing the functional role of literacy. From this point of view, the challenges of literacy research are discussed, and some considerations on the development of an intervention model are presented, towards the promotion of an effective daily life performance, as well as individuals’ psychosocial well-being. O presente trabalho – Literacia: da Escola ao Trabalho – é uma breve incursão no domínio da literacia, com o objectivo de apresentar e discutir o conceito, distinguindo-o, ainda, de outros afins e enfatizando o seu carácter funcional. Nesta perspectiva, os autores procuram, de seguida, problematizar os desafios da investigação neste domínio, bem como os da construção de um modelo de intervenção que, mesmo que simples, possa ser um contributo para a facilitação da execução das tarefas do existir quotidiano, logo, também, para a promoção do bem-estar psicossocial dos indivíduos.
  • Transformações e tendências do ensino-aprendizagem na era do digital: alguns passos para uma arqueologia de um novo saber-poder
    Publication . Santos, Nelson Lima; Gomes, Inês
    O objectivo do presente trabalho é o de organizar e de partilhar algumas reflexões de cariz psicológico e, até, epistemológico, que possam contribuir para fundar novas práticas – leia-se, novos modos-de-fazer e de poder-saber –, promotoras da renovação e reconstrução do processo de ensino-aprendizagem, no quadro dos desafios e oportunidades, mas também dificuldades e ameaças, proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e do Conhecimento e, muito particularmente, pelo e-learning. The present article analyses and discusses some psychological and epistemological assumptions underlying Information and Communication Technologies, in general, and elearning, in particular, discussing the opportunities and challenges as well as difficulties and threats of these instruments, with regard to educational and pedagogical practices, in order to offer new forms of action and interaction in teaching and learning processes, to enhance literacy, and to promote learners empowerment.