Repository logo
 

Literatura

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 3 of 3
  • Poesia Programa Performance: projetos, processos e práticas em meios digitais
    Publication . Ministro, Bruno, org.; Dias, Sandra Guerreiro, org.
    Em Poesia Programa Performance defende-se a importância de pensar a contemporaneidade digital numa perspetiva conjunta entre projetos poéticos, processos programáticos e práticas performativas. Este livro configura também um dispositivo interventivo no sentido ontológico da ação crítica que esta cultura pós-medial suscita. Os diferentes contributos provenientes de diferentes campos, desde a poesia experimental, as artes computacionais, passando pelos estudos da performance e por várias formas de escrita expandida, dão conta da fluidez inquieta que atravessa os atuais modos civilizacionais contemporâneos, ao mesmo tempo que, traçando uma aproximação ao seu estudo, génese e entendimento, antecipam cenários futuros.
  • Fobias - Fonias - Fagias. Escritas Experimentais e Eletrónicas Ibero-Afro-Latinoamericanas
    Publication . Torres, Rui, org.; Kozak, Claudia, org.
    Entre 2006 e 2017, a Revista Cibertextualidades publicou 8 números com artigos sobre textualidades eletrónicas e escritas digitais. Agora, avançamos para uma nova aventura, criando, sob a mesma designação, uma coleção de livros electrónicos (PDF), com ISBNs individuais, mantendo a linha editorial e temática, assim como o apoio e a distribuição, em acesso aberto, pelas Publicações Universidade Fernando Pessoa. Esta será uma coleção de livros em língua portuguesa e espanhola, sem periodicidade fixa, com mais flexibilidade em relação às datas e aos conteúdos. Este primeiro livro da coleção, sobre e-poetas (e-xperimentais e e-lectrónicxs), que tem como título “Fobias - Fonias - Fagias. Escritas Experimentais e Eletrónicas Ibero-Afro-Latinoamericanas, reúne artigos, ensaios visuais, depoimentos, poemas, reflexões. Mostrámo-nos abertos a diferentes abordagens, e o estilo adoptado é também ele diversificado: sem tamanho mínimo ou máximo, sem um formato imposto. O nosso único critério foi a qualidade, a relevância, a criatividade e a pertinência em relação a esse triângulo: fobias, fonias, fagias.
  • Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias
    Publication . Torres, Rui
    "Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias", organizado por Rui Torres e editado em formato eBook e em Acesso Aberto pelas Ed. UFP, inclui textos dos investigadores: Débora Silva, Hugo Silvestre & Maurício Santos; Diana Pimentel; Eduardo Paz Barroso; Eunice Ribeiro; Jorge Luiz Antonio; Manuel Portela; Maria do Carmo Castelo Branco; Pedro Reis; e Rui Torres, além de uma entrevista realizada por Raquel Monteiro ao poeta E. M. de Melo e Castro, e ainda uma Justificação metodológica da taxonomia do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa. Publicando alguns dos resultados do projecto ‘PO.EX’70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa’, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos da União Europeia com a Referência PTDC/CLE-LLI/098270/2008, o qual teve como Investigador Responsável Rui Torres, e como Instituição Proponente a Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FECFP), este livro pode ser complementado com a consulta de uma rica variedade de obras disponíveis, também em acesso aberto, no Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa (http://www.po-ex.net). São vários os autores estudados neste livro: Abílio-José Santos; Alberto Pimenta; Álvaro Lapa; Álvaro Neto; Ana Hatherly; Antero de Alda; António Aragão; António Areal; António Barros; António Sena; Arnaldo Antunes; Augusto de Campos; Décio Pignatari; E. M. de Melo e Castro; Emerenciano; Fernando Aguiar; Gabriel Rui Silva; João Vieira; Jorge Pinheiro; José-Alberto Marques; Mário Cesariny de Vasconcelos; e Salette Tavares. O projecto “PO.EX’70-80 - Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa”, realizado entre Março de 2010 e Fevereiro de 2013, teve como objectivo dar continuidade a um projecto anterior, “CD-ROM da PO.EX (Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos)”, no âmbito do qual se fizeram estudos acerca do experimentalismo literário português dos anos 1960 e se criou um CD-ROM interactivo com as principais revistas e catálogos da poesia experimental portuguesa (conhecida como PO.EX, embora essa designação não seja consensual). As recomendações de diversos agentes e consultores deste primeiro projecto, no sentido de alargar aos anos 1970 e 80 o trabalho de recolha, classificação e reprodução digital da Poesia Experimental Portuguesa, estão na origem deste Arquivo digital. Esta dilatação temporal permitiu aperfeiçoar e desenvolver os estudos e recolhas já iniciados, incluindo agora a poesia visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética, que entendemos como extensões e/ou renovações do experimentalismo literário do perído anteriormente analisado, já que partimos efectivamente do princípio de que existe uma ligação entre as poéticas do concretismo e as poéticas digitais. Caracterizado pela abertura e pelo livre acesso de recursos, este projecto permitiu garantir a preservação e organização de um espólio literário fundamental para compreender as textualidades e as materialidades literárias emergentes. Entre outros, foram estes os objectivos propostos (e alcançados) pelo projecto: contribuir para a disseminação e o conhecimento da poesia portuguesa da segunda metade do século XX; motivar novas proposições teóricas e novas metodologias de investigação, ligando a investigação teórica com o desenvolvimento de produtos hipermédia e de arquivos digitais; contribuir para a preservação de documentos literários frágeis e/ou raros; distribuir e dar a conhecer, gratuitamente, em escolas, universidades e instituições culturais, representações digitais da produção literária experimental, criando condições para políticas e estratégias de utilização de novas tecnologias na produção e disseminação da literatura contemporânea; alcançar novos e diferenciados públicos; encorajar a produção de literatura electrónica, disponibilizando as competências e as condições técnicas necessárias para uma utilização consciente e pedagogicamente sustentada das ferramentas digitais.