Humanidades
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- Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 2)Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso; Estrada, RuiO projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem- -estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste pro jeto baseia-se na evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020-2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação exploratória, que utiliza a análise temática de texto com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
- Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI (Volume 1)Publication . Lencastre, Marina Prieto Afonso (coord.); Estrada, Rui (coord.)O projeto “Compor mundos: humanidades, bem-estar e saúde no século XXI” pretende criar uma rede de especialistas na área das humanidades e das ciências sociais e da saúde, internos e externos à Universidade Fernando Pessoa, que pensem as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. A relevância deste projeto prende-se com a evidência crescente de que a maioria dos problemas com que o século XXI se debaterá, particularmente na área do bem-estar e da saúde, se prende com as realidades humanas e o modo como se relacionam com o ambiente, as diferentes culturas, os seres não-humanos e as tecnologias. O projeto está dividido em duas fases, desenvolvendo-se durante os anos académicos de 2020 e 2021 e seguintes. A metodologia utilizada na primeira fase do projeto é a entrevista com guião de resposta aberta, construída de forma participativa pela rede de especialistas. O objetivo da entrevista consiste em fazer emergir os conhecimentos e as sensibilidades, pessoais e fundamentados, face às grandes questões envolvendo as humanidades, a saúde e o bem-estar nas sociedades contemporâneas. Trata-se de uma investigação qualitativa e exploratória, que utiliza a análise temática com a identificação das ideias-chave originais a cada autor, e a indução dos temas principais correspondentes. Os temas são organizados por grupos de correspondência semântica, ou clusters temáticos. Destes clusters abstraíram-se os eixos temáticos transversais, que constituem vetores de desenvolvimento da segunda fase do projeto, através de diversas atividades de formação, de investigação, de intervenção social e de extensão cultural e comunitária.
- Re-Auto-Meta Arquivo: formas e transformações do arquivoPublication . Portela, Manuel, org.; Maduro, Daniela, org.O objetivo deste volume de Cibertextualidades é observar e analisar formas e práticas contemporâneas de arquivo, quer através de ensaios críticos, quer através de apropriações e intervenções artísticas. Os prefixos re-, auto- e meta- pretendem evocar a reconstrução em curso da noção e das práticas de arquivo, a produção artefactual do sujeito como item arquivável e a integração em larga escala de múltiplos arquivos promovida pelos sistemas digitais. A arquivabilidade da temporalidade histórica criada pelos meios de inscrição automática e a especificidade da reprodutibilidade digital são tópicos abordados quer teoricamente, quer com base em estudos de caso. Rearquivo designa os processos críticos de reorganização e revisitação dos arquivos, incluindo a transformação do arquivo em matéria-prima de criação em práticas da arte contemporânea. Autoarquivo remete para a história social e política dos dispositivos de arquivamento do sujeito nos processos de burocratização que mantêm e instituem o poder do Estado, mas também para as formas contemporâneas de autoarquivamento coletivo na tecnocultura dos metadados e dos megadados. Meta-arquivo pretende aludir aos processos de simulação e reconfiguração que permitem a extensão do conceito a modelos digitais e à radical transformação da arquivização do tempo presente criada pelos media audiovisuais e computacionais.
- Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-TecnologiaPublication . Marques, Diogo, org.; Gago, Ana, org.Neste segundo volume da renovada coleção CIBERTEXTUALIDADES, dedicado à Investigação-Experimentação-Criação, no eixo Arte-Ciência-Tecnologia, reúnem-se especialistas de diferentes áreas do conhecimento, com reconhecido currículo científico e/ou artístico a nível nacional e internacional, e promovendo uma multiplicidade de abordagens, tão inovadoras e arrojadas quanto rigorosas e atentas. Não defendendo que as três componentes que serviram de mote a este volume sejam completamente indistinguíveis, a maleabilidade e o diálogo afirmaram-se, contudo, como critérios definidores para a estruturação do mesmo. Assumindo-se o esbatimento de fronteiras naturalmente existente entre os eixos apontados, os ensaios / poemas (visuais) / resenhas artísticas aqui reproduzidos distinguem-se, acima de tudo, pela sua natureza autorreflexiva e pelo seu cariz marcadamente multi/inter/trans e, por vezes, até mesmo, antidisciplinar.
- Autonomia de aprendizagem em francês língua estrangeira: contributos para a educação no século XXIPublication . Bizarro, RosaPartindo da premissa de que a reflexão sobre a Educação para o século XXI é uma das prioridades absolutas que determinará o mundo do futuro que queremos construir, implicando a necessidade de se repensar o que e o como ensinar-aprender, esta obra estuda a autonomia de aprendizagem em Francês Língua Estrangeira, equaciona as representações dos professores sobre a noção de autonomia e apresenta, ainda, sugestões concretas de práticas pedagógicas que podem viabilizar o desenvolvimento da autonomia do aprendente, enquanto leitor competente de textos literários narrativos.