FCHS (DCEC) - (DM) Ciências da Informação e da Documentação
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- Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade internaPublication . Soares, Maria Alice Mendes; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioCentro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.
- O impacto das bibliotecas escolares na promoção dos hábitos de leitura: as bibliotecas escolares do 2º e 3º ciclos do concelho de FelgueirasPublication . Cunha, Maria João Dias; Freitas, Judite A. Gonçalves deDada a importância que é atribuída à leitura, entendida como ferramenta essencial para a plena inserção dos cidadãos na sociedade, a luta pela melhoria dos níveis de leitura e literacia da população portuguesa tornou-se um desígnio nacional bastante enfatizado nas últimas décadas. Vários estudos sobre hábitos de leitura efectuados na década de 80/90, quer a nível nacional quer internacional, vieram pôr a descoberto as fragilidades de Portugal e o seu atraso em relação aos restantes países da Europa. Os portugueses não revelavam as competências necessárias para ter sucesso na sociedade da informação. O sistema educativo tem um papel chave na mudança que é urgente operar, residindo os alicerces dessa mudança na promoção da leitura e da literacia. É neste contexto que surge a criação da Rede de Bibliotecas Escolares, lançada em 1996, como medida conjunta do Ministério da Educação e da Cultura, com vista a criar condições para que os portugueses pudessem alcançar níveis de leitura mais favoráveis e mais próximos dos restantes países europeus. A promoção da leitura passa a ser uma área de intervenção prioritária das bibliotecas escolares em Portugal. Face aos baixos níveis de literacia dos alunos portugueses, revelados pelo PISA 2000, o governo dá continuidade às suas políticas de promoção da leitura e da literacia. No ano de 2007 é apresentado o Plano Nacional de Leitura (PNL), fazendo-se o apelo à mobilização de todos como condição essencial para a sua eficácia - elevar os níveis de literacia dos portugueses. É importante dar nota que o PNL e as Bibliotecas Escolares estão fortemente conectados, funcionando estas como os “alicerces” que suportam o desenvolvimento dos projectos do PNL. Os resultados desta “parceria” e de todas as iniciativas com vista à promoção da leitura e da literacia têm-se revelado bastante profícuos, e a prová-lo estão os resultados do PISA 2009. Tendo os anos de 2000 e 2009 como domínio de referência a leitura, constatou-se que nesse período de tempo houve uma clara melhoria dos níveis de literacia dos portugueses. Não obstante uma ligeira descida verificada nos resultados do ano de 2012, a OCDE sublinhou as melhorias que o país obteve desde que começou a ser avaliado. No entanto, julgamos pertinente dar nota que, para além desta evolução se ter verificado não apenas em Portugal, há países que evoluíram de forma muito mais acelerada, encontrando-se numa posição mais favorável que Portugal (25º posição), no ranking dos países da OCDE. Com o estudo que aqui apresentamos, baseado na análise de um universo de 8 bibliotecas escolares do concelho de Felgueiras, pretendemos conhecer a realidade destas bibliotecas dentro do contexto nacional. Foi nosso objetivo verificar se cumprem o seu papel na promoção dos hábitos de leitura e da literacia, de que forma o fazem, e as dificuldades concretas com que se deparam. As conclusões apontam-nos para uma realidade que não difere muito da realidade das restantes bibliotecas do país, das quais temos conhecimento. Os professores bibliotecários cumprem o seu papel na promoção dos hábitos de leitura, deparando-se com a falta de apoio de meios humanos, aspecto que se tem agravado de forma preocupante nos últimos anos. A conjuntura atual de desinvestimento nos serviços públicos, não poderia deixar de se fazer sentir. Constatamos no entanto que, apesar das adversidades, as BEs não se reduzem a meros centros de recursos e a locais de lazer para quem as queira visitar. Têm um papel ativo, tomam incitativas diversas de promoção da leitura / literacia, nos moldes definidos pelo MABE, com estímulo à leitura autónoma. Procuram articular as suas acções com os docentes e, em simultâneo, vencer a relativa indiferença e desinteresse destes pela biblioteca, motivando-os para as suas actividades e procurando levá-los a ver na BE um parceiro ativo, capaz de os apoiar na concretização dos programas curriculares e na análise de resultados escolares dos alunos como base para delinear estratégias pedagógicas comuns. Por fim, constatamos que apesar de as BEs procurarem integrar nas suas atividades a comunidade exterior à escola, a adesão, sobretudo das famílias, tem sido débil: os encarregados de educação aderem relativamente bem ao papel de público passivo, mas não assumem o papel de interlocutores ativos, como se pretende. Estas conclusões, ousamos dizer, remetem-nos para a necessidade urgente de uma reflexão séria por parte do Estado Português, em relação à Educação e às suas prioridades.
- A literacia da informação: do ideal ao real - estudo de casoPublication . Martins, Ricardo Manuel Nogueira Capela; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA infoliteracia é, desde que surgiu na década de setenta do século XX, uma temática que tem interessado a diversos autores. Envolta em inúmeras discussões científicas, alvo de diversas campanhas de promoção, é definitivamente um tema que está na ordem do dia, dada a sua profunda ligação às Tecnologias da Informação e Comunicação, cada vez mais imprescindíveis. Ao longo deste trabalho procura-se reunir definições e concepções de infoliteracia recolhidas em bibliografia nacional e internacional, revê-las criticamente e procurar entender se possuirão os alunos do terceiro ciclo do ensino básico as competências básicas para poder aspirar à competência em informação pelo domínio de competências ao nível do uso da informação e ao nível das literacias básica e funcional. Since it was first conceptualized in the seventies, Information literacy has been a subject which has interested several book writers. Due to its futuristic and constant growth, this matter has been surrounded by scientific disputes, subject of many campaigns and mainly because of the connection that it has, beyond a shadow of a doubt, to Information and Communication Technologies that is becoming increasingly significant from day to day. On this work, we look forward to gather definitions, to offer different information literacy concepts and critically analyze them, as well as trying to decode if eighth grade pupils (Basic School) are ready to be taken into an hypothetical information literacy program, as well as they are able to correctly use the information appropriately or if they just keep on trying to be literate people.
- Modelo de repositório institucional para escolas do 3.º ciclo do ensino básico e do secundárioPublication . Silva, Fernanda Pedrosa da; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioEste trabalho tem como objetivo geral promover a reflexão participada do professor bibliotecário, do diretor, de professores do Ensino Básico e do Secundário e dos alunos, em busca de um novo sentido para a biblioteca escolar. Analisou-se o investimento de uma escola de 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário na sua biblioteca, tendo em conta as características, as competências informacionais e as necessidades da sua população discente, dominada, cada vez mais, pela diversidade cognitiva, socioeconómica, linguística e pelo multiculturalismo. Na sequência do referido, propõe-se um modelo de repositório institucional (RI) para uma escola do 3º ciclo do Ensino Básico e do Secundário – a Secundária Carolina Michaëlis (Cedofeita, Porto) – mas que terá a potencialidade de ser adaptado a outras escolas com características análogas. Metodologicamente, a investigação é um estudo que pretende identificar se as condições relativas à implementação de um repositório institucional se encontram reunidas. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas aos docentes e de ques-tionários aos alunos. A nossa amostra foi composta por 120 alunos (4 turmas do Ensino Básico e 2 turmas do Ensino Secundário) e por 10 professores. Os dados foram analisados de forma quantitativa, no tocante aos resultados dos alunos, e qualitativa, no que respeita as entrevistas feitas aos professores. Os dados provenien-tes dos questionários dos alunos foram analisados com uma aplicação informática. A fim de analisar e interpretar os resultados, combinámos as diversas fontes de dados. Finalmente, apresentam-se os resultados e tecem-se algumas conclusões, na discussão, no seguimento da análise dos dados, apresentando-se algumas perspetivas para o futuro da organização visada no presente estudo. Cumprimos os objetivos traçados no início deste trabalho e confirmámos as hipóteses previamente levantadas, nomeadamente: (1) o acervo da escola não responde às neces-sidades informacionais da sua população; (2) os alunos são orientados e detêm compe-tências de pesquisa informacional e, finalmente, (3) existem condições materiais e humanas que favorecem a implementação de um repositório institucional, enquanto fator promotor da melhoria do funcionamento organizacional e do sucesso educativo.
- A profissionalização do professor bibliotecário: análise de contexto da portaria 756/2009, de 14 de Julho nas bibliotecas escolares do concelho de MatosinhosPublication . Cascaes, Raquel Maria Gonçalves Vieira; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA Sociedade da Informação fomentou o acesso e a disponibilização a inúmeras fontes de informação. No entanto, estamos num mundo, cada vez mais, complexo e competitivo, onde é exigido aos cidadãos novas competências na gestão da informação para que estes possam sobreviver a nível profissional, pessoal, mas também possam ter condições para exercer a plenitude da cidadania. O desenvolvimento destas competências deve ser estimulado na escola. A biblioteca escolar é o local priveligiado para a formação de leitores e de cidadãos. O Professor Bibliotecário é o profissional responsável pela gestão da informação, procurando estimular e desenvolver o trabalho entre alunos, professores e toda a comunidade educativa. A Portaria 756/2009, de 14 de Julho estabelece as regras de designação de docentes para a função de Professor Bibliotecário que visa dotar as bibliotecas escolares de uma gestão profissional. Num primeiro momento, reflectimos sobre a actual sociedade da informação para compreendermos o contexto da missão e objectivos das bibliotecas escolares. Reflecte-se também sobre a formação e importância do profissional da informação e o papel fulcral e importante do professor bibliotecário na promoção e desenvolvimento da biblioteca escolar. Explora-se ainda, a partir da análise da Rede de Bibliotecas Escolares, a Portaria 756/2009 de 14 de Julho. Finalmente, apresenta-se o estudo empírico realizado nas escolas do Concelho de Matosinhos. A recolha de dados foi efectuada mediante o estudo das fontes disponíveis na fase de designação externa e, também, pela aplicação de um questionário aos professores bibliotecários para acesso à informação na fase de designação interna do concurso de professor bibliotecario, tendo-se analisado a forma como decorreu a sua selecção. The Information Society provides access and availability to numerous sources of information. However, we are in a world increasingly complex and competitive, which is required for citizens new skills in information management so that they can survive professionally, personally, but also may have the conditions to prosecute the fullness of their citizenship. The development of this kind of skills should be encouraged in school. The school library is the place for the formation of readers and citizens. The School Librarian is the one who haves the responsibility for the professional management of information. He also stimulates and develops the work among students, teachers and the whole school community. The Portaria 756/2009 de 14 de Julho lays down the rules for appointment of teachers for the School Librarien function that aims to provide school libraries of professional management. At first, we make a reflection about the existing information society to understand the mission and objectives of school libraries. We also reflected about the importance of the training and the formation of the professional information and the central and privileged role of the school librarian in the promotion and development of school-library. It is explored, through the analysis of Rede de Bibliotecas Escolares, the Portaria 756/2009 de 14 de Julho. Finally, we present the empirical study undertaken in 16 schools in the area of Matosinhos. Data were collected by the study of the sources available in the external phase designation and also by applying a questionnaire to school librarians to access information on the internal designation phase of the contest for the position of shool librarian and was analyzed the process of selection.