ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
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Browsing ESS (DCETS) - (TD) Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem by Subject "Adultes"
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- Linguagem, compreensão leitora e qualidade de vida dos acadêmicos da Universidade da MaturidadePublication . Sousa, Domingas Monteiro de; Costa, AnaEsta pesquisa busca investigar a contribuição da compreensão leitora e da linguagem para a qualidade de vida de alunos que participam da Universidade da Maturidade, considerando o sexo, a idade, a profissão e a escolaridade. Como objetivos específicos temos: entender as expectativas dos alunos para a matrícula na UMA; conhecer a percepção dos alunos quanto à linguagem, relação com familiares e compreensão do mundo através da oralidade e da leitura, antes e depois da frequência da mesma; conhecer a avaliação dos alunos quanto à satisfação com a frequência da UMA; saber a avaliação que os alunos fazem sobre a preparação e conhecimento especializado da equipa de gestão da UMA; conhecer a importância da frequência da UMA representada para a vida dos participantes; constatar quais as atividades preferidas dos alunos que compõem a grade curricular; verificar se existe relação entre a escolaridade, anos frequência da UMA e percepção das capacidades linguísticas (percepção de melhoria da oralidade, na leitura dos textos, compreensão leitora e do mundo através da oralidade); avaliar a compreensão leitora atual e a percepção sobre a mesma antes e depois da frequência na UMA; compreender a relação entre os resultados do teste cloze e a escolaridade, profissão, sexo, estado civil e idade; saber se existe relação entre gostar de ler e a escolaridade, o sexo, a profissão, o estado civil, a idade e os anos de frequência na UMA; avaliar a qualidade de vida dos alunos após o ingresso na UMA. Seguirá uma abordagem quanti-qualitativa a forma estudo de caso. As informações foram coletadas por meio do questionário “EU e a UMA”, carta de intenções, o WHOQOL-Bref e o teste Cloze. Os participantes foram acadêmicos da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins, com idades de 45 acima, de ambos os sexos, casados, viúvos ou divorciados. A maioria com ensino médio completo e fundamental incompleto. Os resultados evidenciaram melhoria nas capacidades linguísticas, na compreensão leitora, e indicaram melhoria significativa na qualidade de vida dos alunos. Sugere-se realizar estudos com amostras populacionais maiores, a fim de encontrar relevante estatística dos dados junto às necessidades provenientes do envelhecimento humano.