A Obra Nasce - Nº 07 (2012)
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Browsing A Obra Nasce - Nº 07 (2012) by Subject "Artur Andrade"
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- Um edifício que não vejo todos os dias: o edifício da rua Delfim Ferreira de Artur AndradePublication . Oliveira, AvelinoApreciações sobre um edifício de comércio e de serviços do arquitecto Artur Andrade. O edifício localiza-se numa artéria de grande circulação da cidade e obtem pouca atenção dos milhares de transeuntes que todos os dias por ali circulam. Neste artigo propomos uma receita simples, recomendar um segundo olhar sobre esta obra corrente e ler a qualidade dos seus vários elementos arquitectónicos, sem exaltações, mas coerentemente. Basic analysis over a building designed by the 20th century Portuguese architect Artur Andrade. The building is located in one of the most traffic jam affected roads in the city of Porto and there a lack of attention to this architecture piece from the commuters. In this text we propose a simple recipe, a second look to this common building reading its architectonic elements, without elation, but reasonably.
- Ex nihilo nihil fit: o Cinema BatalhaPublication . Silva, IlídioObra de charneira e consciencialização entre as estéticas e as éticas das modernidades que influenciaram a arquitectura portuguesa do século XX, o Cinema Batalha de Artur Andrade é um exemplo paradigmático para a discussão do que foi, de onde veio e de como vemos o Movimento Moderno português. A transitional and a coming of age design, amidst the aesthetics and ethics of the various “modernities” coming into portuguese 20th century architecture, Artur Andrade’s Cinema Batalha is a paradigmatic example to discuss what the Portuguese Modern Movement was, where it came from and how we have come to perceive it.
- Integração do Palácio de Exposições e Pavilhão para Desportos nos jardins do Palácio de CristalPublication . Rocha, Angélica daOs Jardins do Palácio de Cristal, o testemunho vivo da passagem do tempo, a marca de vários períodos, onde existiu o edifício que lhes deu nome, onde crescem as árvores que perduram na memória de um lugar que se vai encontrando, refazendo e transformando ao longo da sua existência. Vários caminhos traçados, outros apagados, outros ainda cancelados, fruto do tempo, do contexto político e social, que poderiam ter sustentado a presença das mesmas árvores que teriam uma outra história para contar, aquela que Artur Andrade propôs em 1947 a convite da Associação Industrial Portuense para o novo Palácio de Exposições nos Jardins do Palácio de Cristal, para as comemorações do 1º centenário da sua fundação. The Crystal Palace Gardens, living testimony of time’s passage, mark several periods, where once existed the building that gave them its name, where grow the trees that persist in the memory of a place that is discovered, remade and transformed along its existence. Several paths are delineated, others erased, others canceled, due to the time and political and social contexts, which could have supported the presence of the same trees that would have another story to tell instead – that which Artur Andrade proposed in 1947 under invitation of the Porto Industrial Association for the new Exhibitions Palace in the Gardens of the Crystal Palace for the celebrations of its foundation centennial.
- Reflectir (n)o Café RialtoPublication . Santiago, PedroEste artigo propõe uma perspectiva analítica do Café Rialto, obra do Arquitecto Artur Andrade, cuja carreira foi pautada por alguma castração por parte do regime político conhecido por Estado Novo. A relação da Arquitectura com as demais Belas Artes sofreu no início do Século XX e nomeadamente com o Movimento Moderno uma mudança de paradigma. Em Portugal, em pleno regime do Estado Novo, os Arquitectos recorreram aos mais diversos meios para poderem subtilmente expor a sua posição em relação aos seus ideais. Um dos meios mais utilizados foi o recurso à pintura e à escultura nas suas obras. Sendo esta a sua primeira obra, propõe-se una análise sob a sua perspectiva mais evidente, a relação das Belas Artes com a Arquitectura. This article proposes an analytical perspective of the Café Rialto, a work by the architect Artur Andrade, whose career was punctuated by some castration by the political system known as Estado Novo. The relationship of architecture with the other fine arts has had in the early twentieth century and particularly with the Modern Movement a paradigm shift. In Portugal, during the Estado Novo regime, the architects had to recur to various means in order to subtly present its position in relation to their ideals. One of the most used was the use of painting and sculpture in his works. This being his first work, it is proposed an analysis under its most obvious angle, the relationship between Fine Arts and Architecture.