Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo propõe uma perspectiva analítica do Café Rialto,
obra do Arquitecto Artur Andrade, cuja carreira foi pautada
por alguma castração por parte do regime político conhecido
por Estado Novo. A relação da Arquitectura com as
demais Belas Artes sofreu no início do Século XX e nomeadamente
com o Movimento Moderno uma mudança de paradigma.
Em Portugal, em pleno regime do Estado Novo, os
Arquitectos recorreram aos mais diversos meios para poderem
subtilmente expor a sua posição em relação aos seus
ideais. Um dos meios mais utilizados foi o recurso à pintura
e à escultura nas suas obras. Sendo esta a sua primeira
obra, propõe-se una análise sob a sua perspectiva mais
evidente, a relação das Belas Artes com a Arquitectura. This article proposes an analytical perspective of the Café
Rialto, a work by the architect Artur Andrade, whose career
was punctuated by some castration by the political system
known as Estado Novo. The relationship of architecture
with the other fine arts has had in the early twentieth
century and particularly with the Modern Movement a paradigm
shift. In Portugal, during the Estado Novo regime,
the architects had to recur to various means in order to
subtly present its position in relation to their ideals. One of
the most used was the use of painting and sculpture in his
works. This being his first work, it is proposed an analysis
under its most obvious angle, the relationship between Fine
Arts and Architecture.
Description
Keywords
Artur Andrade Café Rialto Movimento Moderno Arte Modern Movement Art
Citation
A obra nasce: revista de Arquitectura da Universidade Fernando Pessoa. Porto. ISSN 2183-427X. 7 (2012) 15-25