FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos
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Browsing FCHS (DCEC) - Relatórios Técnico/Científicos by Subject "Assessment"
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- Avaliação de desempenhoPublication . Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes; Cunha, PedroA sociedade é cada vez mais exigente com os serviços que lhe são prestados. Em qualquer organização, os funcionários são o seu ativo mais importante, o elemento chave de concretização das suas estratégias. Daí que a motivação no trabalho deva ser uma preocupação constante dos líderes das organizações. O atual ambiente organizacional – de instituições públicas ou privadas – é altamente dinâmico e competitivo, o que exige respostas rápidas eficazes através de performances de qualidade, o que leva a um aumento de pressão sobre os líderes e gestores a quem se exige desempenhos de grande qualidade. A liderança emerge como um fator com influência sobre os comportamentos e sobre as atitudes dos colaboradores, quer pela relação interpessoal – em líderes e subordinados – quer por porem em prática os objetivos estratégicos e de GRH. A avaliação de desempenho tem por principal objetivo melhorar a performance dos funcionários, assim como, o desempenho da organização. Esta, deve ser um processo contínuo, devendo ter uma história e prospetiva, devendo integrar os objetivos individuais com os organizacionais De acordo com a nossa investigação, verificámos que os sistemas de avaliação são uma importante ferramenta de diagnóstico, possibilitam a adequação de desempenho dos funcionários e dos seus comportamentos, assimcomo, o surgimento de novas estratégias na resolução de problemas, quer por parte das chefias quer dos subordinados e, quando bem-feita, avaliação de desempenho é, sem dúvida, uma ferramenta de gestão.