ESS (DCETS) - (DM) Terapêutica da Fala
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- A perceção dos pais sobre a importância da introdução da alimentação no desenvolvimento da falaPublication . Silva, Cândida Olívia Barbosa da; Rocha, Joana; Marinho, SusanaA alimentação, mais concretamente a mastigação na infância, é importante para a fala. Em ambas as funções são recrutados os mesmos grupos musculares, tal como referem os estudos de Gomes, et alli., (2011) e Green, et alli., (2000). A escolha do método de alimentação a introduzir na criança (tradicional ou Baby Led Weaning ), que caberá em primeira instância aos pais, poderá ter um impacto sobre o funcionamento do sistema estomatognático, uma vez que definirá uma consistência alimentar concreta (Tanigute, 2005). Partindo destes pressupostos, foi realizado um estudo transversal cujos principais objetivos foram caracterizar o perfil de pais com crianças entre os 4 e os 18 meses e explorar a sua perceção sobre a importância da introdução da alimentação na fala. A amostra incluiu 297 pais de crianças com um desenvolvimento neurotípico e que tinham iniciado a introdução da alimentação complementar. Para a recolha de dados foi construído um questionário de autorresposta designado por Escala de Perceção dos Pais sobre a Importância da Alimentação na Fala (EPPIAF) que apresentou alta confiabilidade (α= .86) e foi disponibilizado em formato online. Na análise das diferenças entre grupos de pais relativamente aos valores da pontuação global da EPPIAF, não foram observadas diferenças significativas com exceção do item que diz respeito à exploração dos alimentos. Na análise das diferenças relativas às habilitações literárias observou-se que os pais com níveis superiores de escolaridade apresentam resultados superiores na EPPIAF. Ao analisar a associação entre o resultado global da EPPIAF e a situação profissional dos pais, não se verifica uma relação estatisticamente significativa. A experiência parental analisada com referência ao número de filhos, apresentou uma correlação negativa estatisticamente significativa com a pontuação global da EPPIAF, sendo que a um maior número de filhos parece corresponder uma menor importância atribuída à relação entre a alimentação e fala.