ESSFP - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESSFP - Outros Trabalhos Académicos by Subject "Activity level"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As relações entre competências comunicativas e os domínios do temperamento em crianças do primeiro ciclo do ensino básico: um estudo preliminarPublication . Peixoto, Flávia Daniela Leite; Pestana, Pedro Melo; Peixoto, VâniaEste estudo teve como objetivo analisar a relação entre as competências comunicativas e o temperamento em idade escolar. A amostra foi composta por crianças em idade escolar, do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de instituições públicas e privadas. Para a recolha de dados, foram utilizados dois instrumentos: Escala de Comunicação para Idade Escolar – Versão para Professores (ECIE) e o Inventário de Temperamento para Idade Escolar (SATI). A análise dos dados obtidos revelou uma correlação negativa entre as competências comunicativas e dois domínios do temperamento (reatividade negativa e nível de atividade. Os resultados sugerem que à medida que diminuem as competências comunicativas das crianças, ocorre um aumento da reatividade negativa e do nível de atividade. Estes resultados permitem corroborar a literatura já existente. Em suma, este estudo demonstra a importância de avaliar o temperamento durante a avaliação das competências comunicativas, bem como possibilita ainda reforçar a importância de ter em consideração os comportamentos e temperamentos da criança, ao longo do desenvolvimento das suas competências comunicativas em idade escolar.