FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos by Subject "Análise de conteúdo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As publicações no Facebook das marcas alimentares em Portugal: uma análise de conteúdoPublication . Silva, António Rui Nogueira da; Cardoso, Paulo RibeiroAtualmente as redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação das marcas. Neste contexto, o presente Projeto de Graduação tem como foco a análise da comunicação na rede social Facebook das 10 maiores marcas do setor alimentar em Portugal segundo o relatório de 2022 da Brand Footprint da Kantar (2022). Especificamente, o objetivo principal deste trabalho foi a compreender como as 10 maiores marcas deste setor comunicam como seu público na rede social Facebook. Para isso, analisou-se a sua comunicação através de uma metodologia de análise de conteúdo, tendo-se verificado várias categorias como o tipo de comunicação, mensagem, formato, texto e envolvimento. Recorreu-se a metodologia de análise de conteúdo para uma análise qualitativa e quantitativa dos dados, como o cálculo das percentagens e frequência de publicações. Da análise dos resultados podemos perceber que existem aspetos comuns na forma das marcas gerirem a comunicação no Facebook, mas também pontos que as distinguem e que são merecedores de referência, nomeadamente sobre o tema da sustentabilidade, desperdiço alimentar e hábitos de alimentação saudável.