FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos by Subject "Ads"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A evolução temporal da representação da mulher na publicidade: análise de anúncios de cervejaPublication . Cunha, Yasmim Lyra da Costa e; Simões, ElsaO projeto de graduação investiga a evolução temporal da representação visual da mulher em anúncios de cerveja, ao analisar a mudança dos estereótipos da década de 1980 a 2020 conforme as mudanças socioculturais. A relevância desta análise, que combina as componentes teórica e prática, para o campo da publicidade está no seu contributo para uma melhor compreensão sobre a utilização de estereótipos nas mensagens publicitárias através dos resultados do corpus analisado. O objetivo do projeto é verificar a evolução dos estereótipos de género nos anúncios de cerveja através das estratégias visuais utilizadas na criação da imagem da mulher. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa de análise de discurso publicitário em cinco anúncios entre os anos 1980 e 2020 de diferentes marcas de cerveja para analisar elementos subtis como posturas, olhares, relações de domínio e submissão e nudez na representação visual da mulher. Os resultados da análise confirmaram a hipótese proposta de que os anúncios de cerveja acompanham as evoluções socioculturais ao criar progressivamente estereótipos menos objetificados e sexualizados na representação visual da mulher. Desta forma, os resultados sugerem uma postura consciente em crescimento da publicidade na década de 2020 ao corrigir os seus estereótipos e apelar à igualdade de género no conteúdo publicitário.