Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
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Browsing Faculdade de Ciências Humanas e Sociais by contributor "Jólluskin, Gloria"
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- Avaliação das necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo em PortugalPublication . Alves, Viviana Isabel da Costa; Jólluskin, GloriaO fenômeno do desalojamento representa uma das expressões mais extremas e visíveis da exclusão social, revelando uma realidade complexa e multifatorial. Ela resulta de uma combinação de elementos estruturais – como pobreza, desemprego e falta de moradia acessível – e circunstâncias individuais, incluindo problemas de saúde mental, vício e colapso familiar. O desabrigado transcende a ausência de abrigo, refletindo profundos déficits na integração social, saúde, acesso aos direitos e dignidade humana. Apesar dos desenvolvimentos nas políticas públicas e da implementação de mecanismos de proteção social, o número de pessoas afetadas pelos sem-abrigo continua crescendo em diversos contextos nacionais e internacionais. Esse aumento desafia a adequação e responsividade dos modelos tradicionais de intervenção. Este projeto de pesquisa de graduação tem como objetivo fornecer uma análise crítica e abrangente das necessidades específicas da população em situação de rua em Portugal. O estudo inicia-se examinando referenciais teóricos que definem e contextualizam o desalojamento, utilizando literatura atual e dados institucionais. Avalia ainda as respostas sociais existentes, identificando pontos fortes e deficiências. Com base nessa análise, é apresentada uma proposta de pesquisa, voltada para o engajamento direto com a população em situação de rua para a coleta de dados empíricos. O objetivo final é apoiar o desenvolvimento de políticas mais eficazes, integradas e centradas em pessoas fundamentadas em princípios de justiça social, equidade e direitos humanos.
- Prevenção do consumo de estupefacientes em contexto escolarPublication . Mendes, Ana Catarina Martins Corrêa; Jólluskin, GloriaO presente projeto pretende incidir novamente na problemática dos consumos de estupefacientes, desta vez com a aplicação dos princípios do programa Communities That Care (CTC), com as práticas do Proactive Classroom Management (PCM) e com o Scale for Interpersonal Behaviour (SIB), um instrumento de avaliação de competências sociais. O objetivo é compreender os fatores de risco e de proteção nas comunidades onde o programa será aplicado para, por sua vez, esclarecer a importância do apoio da comunidade e, principalmente, da escola, em tornar a atitude dos jovens negativa face ao consumo de estupefacientes, trabalhando as competências sociais a determinar, consoante o resultado do SIB. Como este é um instrumento preenchido individualmente, permite ter um melhor entendimento sobre a realidade de cada jovem e agir de acordo com tal.
