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- Autocuidado nos profissionais de saúde: estudo qualitativo sobre estratégias e desafios de estudantes estagiáriosPublication . Silva, Patrícia Teixeira; Cunha, PedroO autocuidado é definido como conceito multidimensional que envolve a autosseleção de estratégias, utilizadas para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, promovendo o bem-estar psicológico, físico e profissional. Apesar da relevância de compreender os fatores subjacentes à prática de autocuidado, esta prática é marcada por falta de evidências científicas que considerem o seu impacto nos estagiários de áreas da saúde (como a enfermagem, medicina e psicologia). De forma a garantir um sistema de cuidados de saúde sustentável, torna-se crucial dar prioridade à saúde e bem-estar dos profissionais de saúde como imperativo ético da atividade profissional. O presente estudo, utilizando uma abordagem qualitativa, procurou integrar a adoção de uma visão holística da importância do autocuidado e da sua integração nos planos curriculares dos estudantes da área da saúde. Foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas e a sua análise foi realizada com base no modelo da análise temática proposto por Braun e Clarke (2006), onde foram percetíveis diferenças significativas na perceção de autocuidado de cada participante e a sua área de formação académica. Os resultados revelam a importância que os estagiários atribuem ao autocuidado, reconhecido como imperativo para o cuidar de nós e equilíbrio entre a saúde mental, física e social. As estratégias referenciadas incluem a supervisão, saúde física, apoio psicoterapêutico, suporte social e saúde psicológica. No entanto, foram identificadas barreiras significativas na adoção destas estratégias, como a gestão de tempo, falta de apoio institucional e carga horária excessiva, reconhecendo o autocuidado como indispensável para a prática profissional e para a promoção de saúde. Os estagiários também identificaram como fundamental a inclusão do autocuidado nos planos curriculares, enaltecendo recomendações para a prática através de recursos interativos e estratégias ao longo da formação académica, estabelecer limites, consciencialização da importância do autocuidado e aprender a lidar com as emoções. Os resultados ressaltam a necessidade de abordar o autocuidado ao longo do período de formação, implicando uma abordagem informal permitindo a familiarização e adoção de práticas de autocuidado por parte dos estudantes e futuros profissionais de saúde.
